Na situação econômica que estamos vivendo é fundamental que o empresário perceba as mudanças que estão acontecendo e os novos hábitos do seu público.
Todos sabem que as empresas que não acompanham as mudanças acabam fechando as portas cedo ou tarde, mas o que temos visto é um desaparecimento de empresas em uma escala e velocidade que justifica o assunto “crise” ser tão recorrente no dia a dia.
Uma forte mudança de comportamento dos consumidores é devido a mobilidade e o fácil acesso a informações através da internet.
Por exemplo, para pedir um pizza eu posso consultar rapidamente as pizzarias mais próximas de onde eu estou através do meu celular.
Agora imagine que você é o dono da pizzaria mais próxima, porém a sua empresa não apareceu no meu celular, ou seja, eu não saberei sequer que sua pizzaria existe, mesmo estando logo ali.
Este é um exemplo bastante simples, mas a intenção é justamente despertar sua própria percepção para o quanto a tecnologia tem influenciado os mais diversos setores e tipos negócios.
É claro que cada segmento possui suas particularidades e exige medidas específicas para se adaptar a essas mudanças. Entretanto, é possível identificar algumas estratégias em comum entre os mais diversos tipos de negócios.
Mude duas coisas e você não estará perdendo seus negócios este ano:
Ter um site “vendedor”
Seu site precisa vender para você, ser capaz de influenciar a decisão de compra de seus visitantes.
Ter um visual moderno para transmitir credibilidade e uma arquitetura inteligente é fundamental, mas o que você precisa dar ainda mais atenção é em deixar claro como você resolve o problema do seu cliente.
Hoje os clientes querem repostas para suas perguntas e soluções para seus problemas, e é isso que seu site deve fazer, senão ele será só mais uma despesa pois não vai gerar negócios.
Não desperdice o potencial do seu site pra falar que a empresa nasceu em mil novecentos e bolinha, que você usa papel reciclado pra contribuir com o planeta ou causar desinteresse com aquela “missão, visão e valores” que não está ajudando o cliente em nada.
Neste outro artigo falamos mais detalhadamente sobre como fazer como criar um site para sua empresa.
Ter um plano para atrair clientes
Pode ser que seus clientes atuais te encontram com facilidade na internet , obviamente porque buscam diretamente pelo nome de sua empresa, mas e todos aqueles que não te conhecem e procuram por soluções do seu segmento? Como eles vão te encontrar?
Hoje existem muitas opções para atrair visitantes para seu site, e para não perder dinheiro é importante que um especialista aponte o caminho que dará maior retorno para cada negócio.
É possível trabalhar para se destacar nas buscas no Google, recorrer a publicidade para um resultado a curto prazo, construir um engajamento nas redes sociais, enfim, são muitas opções, mas sem dúvidas só criar um site e esperar não vai dar resultado!
Essas duas estratégias dependem uma da outra, pois não adianta ter um bom número de acessos ao site se ao chegar lá, ele não convence o cliente. Da mesma forma que, não dará resultado ter um site excepcional se ninguém vê.
Esta é uma das áreas entre tantas outras que as empresas precisam ficar atentas, sendo que muitas já perceberam que o jeito de fazer negócios de antigamente está dando cada vez menos resultado e precisam adaptar seu negócio a esse novo tempo para não desaparecer.
O quanto a inovação e tecnologia tem impactado seu negócio? Você tem uma estratégia para se adaptar a tudo isso? Fique a vontade para compartilhar sua opinião nos comentários.