Saiba quais são os 6 passos que você deve dar para não errar na hora de desenvolver seu site e acabar prejudicando o seu negócio!
Quando uma empresa tem a iniciativa de criar um site, deve estar muito atenta para não perder dinheiro. Como existe uma alta demanda para esse tipo de trabalho, muitas opções de “criar sites” estão ao nosso alcance.
Mas quando estamos falando do site de uma empresa, existem algumas questões que podem colocar tudo a perder. Para entender melhor, vamos apresentar alguns dos erros mais frequentes na hora de fazer um site para uma empresa e como evitá-los.
Não focar no cliente
Vamos partir do princípio que o site da empresa não pode ser feito na intenção de “só pra ter alguma coisa mesmo”, pois assim ele não terá relevância. E além de poder prejudicar seu negócio, ao invés de ajudar, será mais uma despesa ou até um prejuízo. E de fato, é assim para muitas empresas.
O site da empresa deve trazer retorno para o negócio. Para que isso aconteça, ele precisa ser criado com o objetivo certo de atrair, influenciar a decisão de compra de seus visitantes e transformá-los em clientes.
Porém um objetivo muito utilizado por empresários no momento da criação de um site é focar em satisfazer seus gostos pessoais, criando assim uma peça de ego digital. Este é um caminho perigoso e tem causado a falsa impressão de que investir em internet não dá retorno.
Para não errar nessa questão, os profissionais responsáveis pela criação do site devem definir todos os recursos, cores, tamanhos, formatos e as interações presentes no site baseados em uma análise do contexto do seu negócio, clientes, segmento, tendências, etc.
Este é o caminho certo para criar a identidade do ambiente, que irá de encontro com a necessidade de seu cliente e, consequentemente, gere resultado.
É importante que isso seja praticado pela equipe responsável pelo desenvolvimento do site, pois senão o problema permanece o mesmo, mudado apenas os personagens, sendo criado agora segundo os gostos pessoais da equipe, por isso, fique atento para garantir que o foco está mesmo em seu cliente.
Não solucionar o problema dos clientes
Agora que você já sabe que precisa criar um site para os seus clientes e não para você, precisamos destacar que isso vale especialmente para o conteúdo presente no site.
Quantos sites corporativos ainda insistem em falar somente sobre si mesmos ou usam uma linguagem completamente diferente do dia a dia de seus clientes?
São sites que falam apenas de suas parcerias, sua história, suas fotos e aquela “missão, visão e valores”, com um português extremamente formal e sem significado.
Todas essas informações sobre a empresa podem ser interessantes para os próprios empresários, mas é isto o que os clientes estão procurando na internet?
Quando os clientes em potencial entrarem no seu site, eles estão em busca de uma solução para seus problemas, de respostas para suas perguntas, e é sobre isso que o site da sua empresa deve falar.
O site precisa ter uma abordagem que ajude os visitantes a fazer negócios com você ao invés de causar desinteresse, ou até mesmo espantar seus visitantes com tantos assuntos institucionais.
Não analisar contexto
Quantas vezes já ouvimos o relato de empresas que fizeram um site baratinho e foi uma grande perda de tempo e dor de cabeça, mas depois procuraram alguma empresa especializada em criar sites e após fazer um investimento alto, o novo site até ficou muito bonito, mas mesmo assim não trouxe retorno nenhum.
O erro pode estar nestas questões já apresentadas acima ou ainda porque muitos empresários acreditarem que é só lançar o site e esperar. Claro que não funciona assim!
É necessária uma estratégia para atrair visitantes para o site e isso é um assunto extenso, mas em poucas palavras, o mesmo trabalho de análise do contexto da empresa para definir como deverá ser o site, também deve ser aplicado para definir qual a melhor forma de atrair visitantes para o site.
É possível trabalhar para se destacar nas buscas no Google, construir engajamento nas redes sociais, recorrer a publicidade paga para um resultado a curto prazo.
Enfim, existem muitas opções para atrair visitantes para seu site, mas para ter aquele tão esperado retorno sobre o investimento, é necessário observar o contexto da empresa e criar uma estratégia específica para tornar isso realidade.
Para não perder tempo e dinheiro na hora de criar o site para sua empresa, vamos resumir essas 3 dicas para fazer o site da sua empresa do jeito certo:
Não confunda fazer o site da empresa com fazer o quadro que ficará na sala da sua casa
O foco do site da empresa é vender e para isso ele precisa ser feito para o seu cliente. Além de você ter este entendimento, é necessário que a equipe contratada para criar o site também trabalhe desta forma para que o resultado não seja só mais um site corporativo.
Fale menos de você e mais sobre como você resolve o problema do seu cliente
Quando seus clientes atuais buscarem por sua empresa, eles podem te achar com facilidade pelo nome, mas e todos aqueles que não te conhecem e procuram por soluções do seu segmento?
Ajude essas pessoas a te encontrarem criando um conteúdo que vá de encontro com a necessidade delas ao invés de falar só sobre você.
Se você já confirmou que está tudo certo no site, agora é só esperar os clientes te acharem, certo?
Não mesmo! Você precisa ter um plano para atrair seus seus clientes para o site ou seu plano é esperar que tudo de certo? Esperança é importante, mas não é um plano!
Como seu objetivo é ter resultado com o site, é fundamental ter uma estratégia para atrair seus clientes e conforme o contexto de sua empresa vão existir estratégias mais eficientes que outras, e por isso a presença do especialista dessa área é importante para quem não quer perder dinheiro.