Inbound Marketing é uma excelente forma de aumentar a visibilidade de seu negócio, atrair clientes, otimizar o processo de vendas e se destacar no mercado.
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias para atrair clientes para sua empresa. Em tradução literal significa Marketing de Atração, e muito diferente do marketing tradicional, dessa vez não é a empresa quem corre atrás do cliente.
O objetivo é utilizar ferramentas para atrair um usuário até seu site, e em seguida começar o processo de relacionamento, com o objetivo de tornar essa pessoa em um cliente.
É uma excelente forma de aumentar a visibilidade de seu negócio, atrair clientes em potencial, otimizar o processo de vendas e se diferenciar da concorrência. Tudo isso com menor custo.
E qual a diferença do Inbound Marketing ao Marketing Tradicional?
Enquanto o Marketing Tradicional, ou Outbound Marketing, interrompe as pessoas para passar uma mensagem, o Inbound Marketing são as pessoas que estão atrás dessa mensagem.
Para exemplificar, vamos imaginar uma marca de shampoo antiqueda.
Outbound Marketing:
Algumas estratégias utilizadas pelo Outbound Marketing seriam propagandas na televisão, na rádio e até mesmo aqueles segundos antes de começar o vídeo que você quer assistir no YouTube.
A desvantagem é que muitas vezes quem está recebendo essa mensagem não necessariamente tem interesse em adquirir um shampoo antiqueda.
Inbound Marketing:
Já as estratégias de Inbound Marketing seriam conteúdos em blog sobre “5 problemas que fazem seu cabelo cair”, abordando causas e tratamentos para as quedas.
O ponto forte é que se a pessoa chegou até esse conteúdo, ela realmente está com problemas de queda capilar. A pessoa foi atraída até o site de sua empresa. Depois desse passo, existem muitos outros para torná-la um cliente.
Passos do Inbound Marketing
Atração: Atrair o público-alvo até o seu site
Para atrair as pessoas para seu site utilize conteúdos relevantes e otimizados para os mecanismos de busca. Os links patrocinados também são excelentes meio para atrair o usuário.
Através de conteúdos relevantes você é encontrando por pessoas que já demonstram necessidade do seu produto/serviço. Sempre procure responder as principais dúvidas do seu público-alvo.
Conversão: Garantir que o público-alvo deixe alguma forma de contato
Aqui é onde vamos garantir que as pessoas que acessaram seu site se tornem leads, ou clientes em potencial. Você pode deixar formulários e links para downloads, tudo isso em troca de alguma forma de contato.
A forma mais conhecida para converter, é oferecer um material mais aprofundado sobre o conteúdo que a pessoa acessou, em troca de um e-mail. Também é comum ver chatbots e formulários de cadastro nessa etapa.
Venda: Usar o contato da pessoa para qualificar e vender
Depois que temos o contato do nosso lead, se torna muito mais fácil vender nosso produto/serviço para ele. É hora de nutri-lo com conteúdos ainda mais específicos.
Existem ferramentas que possibilitam saber os conteúdos que cada lead acessa com mais frequência em seu site, e através desses dados é possível criar e-mails personalizados. Orientação da equipe de vendas nessa etapa é essencial.
Encantamento: Manter relacionamento pós-venda para garantir satisfação, indicações e vendas recorrentes
Por fim, o que muitas empresas se esquecem é que após uma venda, seu cliente ainda pode querer realizar mais compras. Criar um relacionamento com quem já adquiriu seu produto/serviço é necessário.
E-mails de relacionamentos, conteúdos exclusivos e cupons de desconto são algumas ações para se relacionar com seu cliente. Dessa forma, o seu cliente pode virar seu fã de carteirinha e indicar sua empresa para outras pessoas.
E quais são os benefícios do Inbound Marketing?
Parece difícil, né? Mas apesar de demandar um grande esforço, as estratégias são simples e carregam muitos benefícios.
- Menor Custo: Inbound Marketing é 62% mais barato do que o Outbound Marketing, de acordo a RD. Além de tudo, os resultados são lucrativos e mensuráveis.
- Segmentação: É possível se tornar autoridade no segmento do seu negócio. Através dos conteúdos, as pessoas passam a confiar em você. E isso também irá diferenciar você da concorrência.
- Promotores da Marca: Com um bom relacionamento com seus clientes, logo eles deixam de ser apenas compradores do seu produto/serviço e se tornam fãs de carteirinha da sua empresa.
Mas será que Inbound Marketing é para minha empresa?
Geralmente quando falamos em Inbound Marketing definimos um padrão de empresa para que se torne mais compreensível para todos. Mas é possível aplicá-lo em empresas de qualquer segmento e tamanho.
As estratégias são aplicadas para vendas de qualquer complexidade. E quanto mais simples for uma venda, maior é a necessidade do marketing, pois é onde estará a diferença do seu produto.
O Inbound Marketing pode ser adaptado até mesmo para negócios locais que não têm intenção de atingir muitas pessoas além da população em volta do estabelecimento. Peça contato dos clientes e compartilhe promoções, brindes e descontos, para que sempre voltem para consumir seu produto/serviço.
Ainda com dúvidas?
Em cada empresa é possível adaptar as estratégias de Inbound Marketing para conseguir os melhores resultados. Se você ainda tem dúvidas e quer entender mais, entre em contato com a RINO3!