Neste artigo criamos um guia para ajudar empresários e gerentes de Hotéis, a atrair mais clientes utilizando estratégias de Marketing Digital.
O Mato Grosso do Sul é um estado com grandes atrativos turísticos, com cidades mundialmente conhecidas como Bonito, Bodoquena e toda a região do Pantanal. Dessa forma, o mercado torna-se acirrado e concorrido.
Por isso, muitos empreendedores no segmento de hospedagem já perceberam que precisam se adaptar ao meio digital para continuarem competitivos.
Pensando nisso, este artigo irá ajudá-lo a ter uma melhor compreensão de como é possível atrair e conquistar novos clientes através do Marketing Digital.
Para fácil entendimento, dividimos este artigo em oito partes, que podem ser acessadas clicando nos itens a seguir:
- Entenda os novos hábitos de consumo
- Utilize o Google como ferramenta de marketing digital
- Crie um site responsivo: Adaptado para dispositivos móveis
- Desenvolva conteúdos de qualidade
- Marketing de Conteúdo: Utilize o blog como estratégia de marketing para hotéis e pousadas
- Explore as redes sociais: Facebook e Instagram
- Cadastre seu hotel ou pousada nos sites especializados de reservas
- Google Adwords: Apareça no momento certo para quem está procurando seu serviço
1. Entenda os novos hábitos de consumo
Por esse motivo, o comportamento e o poder de compra do consumidor mudou drasticamente. Uma pesquisa realizada em 2015, apontou que 57,2% das pessoas que pesquisam viagens pela Internet, por exemplo, concluem sua compra no próprio site.
Isso mostra que, a cada dia, as pessoas estão menos dependentes de agências de turismo convencionais e mais habituadas a navegar online para obterem o melhor pacote de serviço.
2. Utilize o Google como ferramenta de Marketing Digital.
Ao fazer uma pesquisa no Google por Hotéis em Bonito ou Pousadas em Bonito, você poderá ver uma página com uma lista de links, que chamamos de resultado de busca.
Hoje este resultado é dividido em duas partes:
Links patrocinados: para acontecer, é necessário investimento financeiro. Eles estão no topo dos resultados, com a identificação que se tratam de “anúncios”.
Links orgânicos: ele ocorre de acordo com os critérios do google e não exige investimento. De maneira geral, são sites que o google julga importante, com base no conteúdo, a fácil navegação para o usuário, tempo de resposta, etc.
Basicamente o Google sempre irá beneficiar aquelas páginas que tenham um conteúdo relevante, e que sejam exibidas de forma que não prejudique a experiência de navegação do usuário.
3. Crie um site responsivo: Adaptado para dispositivos móveis
Se o seu site não está posicionado entre os primeiros colocados do resultado de busca, talvez o conteúdo existente nele não é relevante para o usuário, ou talvez a tecnologia adotada na construção do site possa estar obstruindo a navegação.
“O que a tecnologia adotada em meu site pode ter a ver com isso?”
Ela pode interferir na navegação, impedindo que o conteúdo seja mostrado de forma clara para o usuário, por exemplo.
“Como saber se este problema deve estar ocorrendo comigo? ”
Simples! Faça um teste rápido, acesse a ferramenta do Google Test My Site, coloque o endereço do seu site no campo que irá aparecer. Depois de alguns segundos, você verá o resultado da auditoria.
Ela analisará o formato do seu site para PC ou celular, além de verificar a velocidade do mesmo e outras opções.
Se o relatório apontar que o desempenho foi razoável ou insatisfatório, se preocupe, você está perdendo visitas importantes que poderiam se tornar oportunidades de negócios.
4. Desenvolva conteúdos de qualidade
Faça textos bem escritos, objetivos e úteis que tornam seu conteúdo muito mais atrativo. Contudo, é importante ressaltar que Hotéis e Pousadas possuem uma especificidade, que exige o foco maior nas imagens.
O resort que se preocupou em explorar isso, é o mundialmente conhecido Salinas Maragogi. Respeitando a sua reputação de um ambiente familiar, eles fizeram questão de retratar esse isso, utilizando belas imagens de famílias alegres curtindo o Hotel.
Por isso, examine as imagens do seu site. Veja se estão realmente atrativas e se convencem quem está acessando ele.
5. Marketing de Conteúdo: Utilize o Blog como estratégia de Marketing para Hotéis e Pousadas
Com um site responsivo e conteúdo de qualidade, agora precisamos criar caminhos para que mais usuários possam conhecer o seu site.
Os novos consumidores pesquisam muito antes de tomar qualquer decisão, e o mesmo acontece quando alguém começa a planejar uma viagem.
Durante esse processo, o usuário irá buscar no Google por seguintes tópicos:
- Clima da região;
- Passeios;
- Vida noturna;
- Melhores hotéis e pousadas da região;
- Quando ir;
- Onde ficar;
- Como chegar;
Essas são algumas dúvidas que seus potenciais clientes podem ter. Sendo assim, é a hora perfeita para oferecer o seu serviço.
Para isso, o Blog é ideal para criar e organizar conteúdos que sejam de interesse de seus futuros hóspedes. Suponha que o primeiro artigo será sobre “Quando ir para Bonito”.
Escreva um texto totalmente imparcial, sempre tentando mostrar o que há de melhor em cada época, mesmo em períodos de baixa temporada.
Utilize imagens para tornar o seu conteúdo mais atrativo e não escreva textos com menos de 500 palavras, pois isso poderá interferir na questão de qualidade da página.
A partir deste momento quando alguém procurar por “Quando ir para Bonito”, seu site ao longo do tempo começará a aparecer nos resultados de busca, e por consequência irá aumentar o número de visitas.
Tenha em mente que esse processo muitas vezes é lento, demorando meses ou até mesmo anos para que você possa conseguir uma boa colocação nos resultados de busca.
Para você ter ideias legais de como construir esses conteúdos para o blog, faça uma rápida pesquisa no Google por Qual melhor época para ir a Disney. Veja que serão listados diversos sites com artigos falando sobre este assunto.
Ao clicar em qualquer um dos primeiros resultados, você poderá ver páginas com diversas referências, em alguns casos listando informações divididas por datas, ou até mesmo mostrando gráficos de lotação dos parques com atualização anual.
Com certeza estes primeiros resultados só estão nessa posição por terem páginas ricas de informação. Tome isso como um exemplo para quando for criar seus artigos.
Não se esqueça de manter uma periodicidade na produção do seu conteúdo.
6. Explore as redes sociais: Facebook e Instagram
As redes sociais irão ajudar na estratégia de marketing digital da sua empresa de duas formas:
- Levando mais usuários para seu site;
- Gerando engajamento e diálogo com seus futuros hóspedes.
É muito importante focar sua estratégia no menor número possível de plataformas. Aconselhamos sempre nossos clientes a começar primeiramente pelo Facebook e Instagram.
Mas saiba que, não basta postar conteúdo relevante, você terá que ter muitos seguidores, pessoas curtindo sua página ou perfil.
Se você já tem um perfil ativo, deve ter notado que ao postar qualquer conteúdo, mesmo que relevante, você obtém pouquíssimas curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso acontece por conta de uma limitação imposta pelas mídias sociais.
Para fugir dessa limitação e exibir suas postagens para um grande número de usuários, existem duas alternativas:
- Criar um conteúdo viral que gere um grande número de interações (reações, comentários e compartilhamento).
- Impulsionar suas postagens através do Facebook Ads (é utilizado tanto para o Facebook como para o Instagram). Para isso é necessário um investimento que varia de caso a caso.
Portanto, saiba que administrar essas ferramentas, demanda empenho e estratégia.
7. Cadastre seu hotel ou pousada nos sites especializados em reserva online
Hoje existem diversas agências de viagens online conhecidas mundialmente. São sites que funcionam como uma espécie de um buscador focado apenas em Hotéis e Pousadas. Os principais são:
Através deles é possível o usuário selecionar acomodações de acordo com sua preferência. Além disso, os hotéis e pousadas são avaliados pelos usuários, o que pode facilitar a vida de quem busca uma segunda opinião sobre determinado local.
Dessa forma, fique atento aos comentários feitos nessas plataformas, pois são feedback de seus clientes, para você ter conhecimento do que deve ser melhorado nos próximos atendimentos.
No entanto, os comentários podem prejudicar a imagem da sua empresa perante outros usuários, se houver um atendimento que deixe a desejar.
Saiba mais: Como colocar sua empresa no Google gratuitamente
8. Google Adwords: Apareça no momento certo para quem está procurando seu serviço
Lá no início dissemos que o resultado de busca do Google são divididos em duas partes: links patrocinados e links orgânicos.
Para que o site do seu Hotel ou Pousada apareça nesta lista inicial, você deve criar campanhas através do Google Adwords.
Essa ferramenta torna possível direcionar o seu anúncio, escolhendo público-alvo e palavras-chave.
Você pode criar uma campanha para exibir sua publicidade (link patrocinado), quando alguém fizer uma busca pelo termo: hotéis em Bonito. Além disso, você pode escolher uma região, mostrando apenas para pessoas que estiverem dentro de uma determinada cidade, estado ou país de sua preferência.
O Google Adwords funciona como um leilão, por isso, pode existir diversos outros hotéis e pousadas querendo anunciar esse mesmo termo. Para definir a posição de cada um dos anunciantes, ele analisará o índice de qualidade da página de destino do anúncio e o investimento financeiro na campanha.
Se você já investe em Google Adwords ou ouviu alguém que trabalha com isso, mas não obtém retorno, certamente as campanhas estão mal configuradas e com erros primários.
Por isso, a Rino3 possui profissionais capacitados e especializados pelo Google no Gerenciamento de contas no Google Adwords, além de ser uma empresa Google Partner.
Se você possui mais dúvidas ou gostaria de fazer um diagnóstico do seu Hotel ou Pousada, entre em contato conosco através de nosso formulário ou nos ligue. Estamos a disposição para ajudá-los!