Vender pela internet é uma excelente opção para quem deseja ter uma loja com baixo custos e quer expandir as vendas para o ambiente online.
Vender pela internet é uma excelente opção para quem deseja ter uma loja com baixo custos. Muitas lojas físicas buscam expandir suas vendas para o ambiente online devido às inúmeras vantagens.
As lojas virtuais funcionam 24 horas todos os dias da semana, não existe limites geográficos, os resultados são fáceis de mensurar, é possível competir com grandes empresas, além de muitas outras vantagens.
O comércio realizado por dispositivos e plataformas eletrônicas é chamado de e-commerce. Quem deseja vender dessa forma precisa, não obrigatoriamente, um site de vendas online.
E-commerce também é um nome para lojas virtuais, se você deseja ter um negócio para realizar vendas através da internet, você precisa montar um e-commerce.
Como começo a vender online?
O plano de negócio é o passo mais importante para o sucesso de sua loja. Dessa forma, você diminui as inseguranças, reduz as margens de erro e aumenta as chances de sucesso.
O plano de negócio é o passo mais importante para o sucesso de sua loja. Dessa forma, você diminui as inseguranças, reduz as margens de erro e aumenta as chances de sucesso.
Em primeiro lugar, você deve analisar o mercado para compreender as principais demandas dos consumidores e decidir o que vender na internet. É mais fácil achar produto para seus clientes do que clientes para seu produto.
Em seguida, é necessário estudar o público-alvo: qual idade, sexo, trabalho e renda dos seus consumidores. Também analise os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes e qual diferencial sua empresa tem em relação a eles.
Por último, mas não menos importante, selecione seus fornecedores. Pesquise os preços, prazos de entrega, garantias e qualidades dos produtos. Assim você oferecer o melhor para seus clientes.
Com seu plano de negócio em mãos, você pode começar as vendas pela internet. Existem duas formas de exibir os seus produtos online, através de marketplaces ou e-commerce.
O que são marketplaces?
Marketplaces são como um shopping center dentro do espaço virtual. Em um único site estão disponíveis centenas de lojas, produtos e ofertas. É o lugar ideal para vender na internet grátis. Alguns exemplos de grandes marketplaces são o Mercado Livro e o OLX.
E o que é e-commerce?
E-commerce são as lojas virtuais. Diferente dos marketplaces, o site é exclusivo apenas para uma única marca. Americanas e Saraiva são exemplos de e-commerce, apesar de também servirem como marketplace.
Mas e aí, qual escolher?
Tanto os marketplaces quanto os e-commerces tem suas vantagens únicas. A melhor opção para você irá depender dos objetivos que você busca alcançar através das vendas online.
Qual o melhor para ter mais vendas?
É comum que os marketplaces tenham maior tráfego de usuários, o que significa que seus produtos serão exibidos para um grande fluxo de pessoas diariamente.
Isso é um pouco diferente nos e-commerces. Você precisa conquistar o tráfego da sua loja virtual.
Em qual a concorrência é maior?
Nos marketplaces existem inúmeros vendedores anunciando produtos, que muitas vezes podem ser semelhantes ao seu. Ou seja, a concorrência é altíssima.
Já nos e-commerces, em seu site será exibido apenas os seus produtos. A concorrência fica apenas na hora das buscas e é muito fácil se destacar de outras lojas.
Em qual é mais barato para investir?
A princípio, o mais barato para investir são nos marketplaces. É necessário apenas cadastrar-se na plataforma, e em grande parte dos casos, é cobrado apenas uma porcentagem de suas vendas.
No e-commerce é preciso desenvolver um site com especialistas. Também contratar serviços de pagamento e segurança.
Segurança e Pagamento: Como funciona?
O marketplace já oferece as plataformas de segurança e pagamento, e como dito acima, no e-commerce é necessário contratar esses serviços.
Nesse quesito, a grande vantagem vai para os e-commerce, uma vez que os serviços contratados costumam ter maior qualidade dos que os oferecidos pelos marketplaces.
Diferente disso, o atendimento e entrega é responsabilidade do vendedor em ambas opções de vendas na web.
Existe algum risco financeiro?
Se o plano de negócio não for bem estudado há chances de risco financeiros. Investindo em marketplaces a perda é menor, uma vez que o investimento foi baixo.
A história é diferente em e-commerces, pois, eles demandam um investimento maior. Mas para evitar situações desagradáveis, basta atrair seus clientes para seu negócio online.
Como faço para atrair clientes?
Em ambos casos, marketplaces e e-commerces, presença nas redes sociais, como facebook e instagram, é excelente aliada na hora de atrair novos clientes. Também é impossível falar de como vender pela internet sem falar em marketing digital.
SEO para marketplaces:
Infelizmente, vender em marketplaces torna a utilização das técnicas de SEO (otimização para os mecanismos de busca) mais difícil quando falamos de pesquisas no Google e outros grandes buscadores.
Ainda assim, é possível otimizar a descrição dos seus produtos com palavras-chave que os clientes costumam buscar. Dessa forma, quando alguém pesquisar por seu produto dentro do marketplace, a probabilidade de ele aparecer nas primeiras posições é alta.
Google Ads para marketplaces:
Os anúncios no Google não funcionam bem quando seu negócio não tem um site próprio. Além de que os marketplaces já tem os próprios anúncios, que muitas vezes podem sobressair os seus, caso você tente anunciar mesmo assim.
Para não ficar pra trás, uma dica para vender online em marketplaces é cumprir sempre com os prazos, vender produtos de qualidade e pedir feedbacks aos seus clientes. Assim, você será privilegiado nas buscas dentro do site, colocando seus produtos nos primeiros lugares.
SEO para e-commerces:
As possibilidades de SEO para lojas virtuais são inúmeras. Além de poderem usar a mesma estratégia de otimizar as descrições dos produtos, é possível investir em produção de conteúdo e em um site bem feito.
Conteúdos otimizados e sites de fácil navegação, além de ajudarem sites a ranquearem bem nas pesquisas do Google, dão chance para que seu site se torne referência no nicho dos seus produtos.
Google Ads para e-commerces:
Os anúncios no Google funcionam muito bem para e-commerces. Quando alguém pesquisar por seu produto, o seu site irá aparecer nos primeiros lugares das pesquisas. Confira nosso texto sobre como anunciar no Google.
E aí, você já decidiu qual o melhor para seu negócio?
Para cada empresa exista uma forma ideal de como vender online. Existem muitos negócios onde as estratégias de marketplace são aliadas ao e-commerce para ampliar as vendas pela internet.
Se você ainda tem dúvidas de qual escolher, entre em contato com a RINO3! Somos especialistas em web desenvolvimento e marketing digital. Encontraremos as melhores soluções para o seu negócio.