Estar no topo das pesquisas e na hora certa para conseguir futuros e potenciais clientes é exatamente onde sua empresa deve estar para conquista-los!
Se você chegou aqui através de buscas na internet, e o link para esse texto foi um dos primeiros em que você clicou, é provável que você entenda muito bem o desejo das empresas de aparecerem na primeira página do Google.
Ainda mais, estar no topo das pesquisas é estar exatamente onde nossos clientes precisam e, na hora que eles precisam. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre algumas formas de colocar seu site nas primeiras posições.
Por que aparecer no Google
Estar ranqueado nos primeiros resultados de uma pesquisa garante que seu site receba mais visitas, o que aumentará a presença online do seu negócio e a visibilidade da sua marca. E com o aumento do seu alcance, você fará mais vendas.
Segundo a TNS Research Internacional, 90% dos brasileiros costumam pesquisar no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Outras pesquisas apontam que, 93% do tráfego de um site vem de mecanismos de busca.
Do mesmo modo, 60% dos cliques dos usuários vão para os três primeiros resultados. E 75% dos usuários não clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa.
Inclusive, o Google é o buscador mais utilizado no mundo. 92,15% usuários recorrem a ele quando precisam pesquisar algo. Aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google, é garantir que muitas pessoas irão encontrar você.
Como chegar ao topo do Google
Existem diversas formas de divulgar sua empresa através do Google. O Google Meu Negócio oferece informações para que o usuário consiga entrar em contato com sua empresa ou ir até seu endereço físico. E através do SEO e anúncios no Google, seu site aparece nas buscas por meio palavras-chaves que foram utilizadas nas pesquisas.
Divulgando minha empresa sem custo no Google
A princípio, a forma mais fácil de estar nos primeiros resultados do Google exige certo investimento. Mas ainda assim, é possível se destacar nas pesquisas sem precisar gastar nada.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz quando o usuário está pesquisando informações sobre sua empresa. Já o SEO, apesar de demorar para entregar resultados, deixa seu site no topo por mais tempo.
Google Meu Negócio
Uma ferramenta gratuita que permite disponibilizar informações como horário de atendimento, endereço, telefone, site, etc. Sempre que o usuário pesquisar por sua empresa, aparecerá um campo com todas as informações inseridas.
No Google Meu Negócio é possível que os clientes deixem comentários e deem nota, é importante interagir com eles. Você também tem opção de criar um site através da ferramenta.
SEO – Search Engine Optimization
Otimização para mecanismo de busca, o famoso SEO, é um conjunto de boas práticas para melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas de forma orgânica, ou seja, sem necessidade de anunciar.
Tais práticas envolvem desde um bom site responsivo e com layout agradável, até produção de conteúdo de qualidade e uso adequado de palavras-chaves. Assim, seu site responde todas as questões do usuário e é de fácil navegabilidade.
O SEO pode demorar pra dar resultado, mas te deixará no topo do Google por mais tempo. Sua grande vantagem são as grandes probabilidades de visita, já que cerca de 75% dos usuários ignoram completamente os anúncios pagos.
Existe uma forma rápida de divulgar minha empresa no Google?
Existe! Pelo Google Ads, antigo Google AdWords, você compra palavras-chaves, cria anúncios pagos, e determina onde eles irão aparecer: na rede de pesquisa e na rede de display (sites parceiros do Google).
Google Ads Express
Uma versão simplificada do Google Ads. É possível criar anúncios de forma rápida, prática e segura. Sem necessidade de gerenciamento contínuo da conta, pois a ferramenta desenvolve estratégias de forma automática.
O Google Ads Express é indicado para pequenos empreendedores que têm dificuldade com o Google Ads. O investimento é mensal, o custo das campanhas é calculado por custo por clique (CPC) e só é possível desenvolver anúncios locais.
Google Ads
Um pouco mais complexo que o Google Ads Express, essa ferramenta permite criar anúncios mais abrangentes. Você tem acesso a outros recursos e consegue elaborar as próprias estratégias para gerar melhor desempenho.
Quando o usuário pesquisa algo, os links patrocinados aparecem em primeiro lugar, em cima até mesmo dos resultados orgânicos. A posição é definida pelo preço pago pela palavra-chave e pela qualidade do seu anúncio.
Um bom anúncio contém um bom título, uma boa descrição e uma página de destino que oferece aquilo que o usuário está procurando. O primeiro lugar não está necessariamente pagando mais, apenas tem a melhor a estratégia.
Contrate um especialista em Marketing Digital
As vantagens de contratar uma agência para cuidar dos anúncios da sua empresa são inúmeras. Os profissionais de marketing digital entendem sobre o mercado online e podem ajudar a sua empresa de forma eficaz.
Os especialistas na área analisam os anúncios em tempo real, sendo assim, é possível ter controle de possíveis deslizes das campanhas. E também, conseguem fazeros ajustes necessários para que não haja desperdícios.
Além do mais, otimizam as campanhas para gastar menos, conhecem as melhores estratégias de acordo o mercado do seu negócio e tomam decisões baseadas em estudos para gerar melhores resultados.