Descubra o passo a passo para anunciar no Google pagando bem menos que os seus concorrentes e ainda aparecer na frente deles!
Uma das maneiras mais eficientes de conseguir novos clientes é se destacando nas pesquisas do Google. Não é por acaso que anunciar no Google (Adwords) é uma das opções mais procuradas no Marketing Digital.
Ao anunciar no Google você pode determinar um lance para as palavras que irão “acionar” seu anúncio no momento da pesquisa. Por causa deste sistema de leilão, é comum as pessoas acreditarem que sempre aparece em primeiro quem estiver pagando mais. Isso não é verdade!
Descubra a verdade sobre a posição dos anúncios
O lance que você está disposto a pagar é apenas um dos fatores para posicionar seu anúncio. Outro fator de extrema importância e muito menos falado é o índice de qualidade. É uma espécie de nota que você recebe do próprio Google.
Mas porque essa nota é tão importante para quem vai anunciar no Google? A multiplicação entre o índice de qualidade e o seu lance resultam em um valor (Ad Rank). Este é valor que determinará o posicionamento do seu anúncio.
Veja como funciona na prática:
Na imagem acima temos quatro anunciantes. O anunciante Brasil aparece em primeiro lugar com um lance de apenas um real. Ao multiplicar seu lance (R$1,00) pelo seu índice de qualidade (10), atinge a maior pontuação entre os anunciantes: 10.
Repare que anunciante Argentina dá um lance de 40 centavos a mais por clique que o Brasil e fica em segundo lugar. Seu lance (R$ 1,40) multiplicado por sua nota (7) resulta em uma pontuação 9,8 (abaixo do Brasil).
Veja que o anunciante Bolívia dá um lance 3 vezes maior que o Brasil, e cerca de 2 vezes maior que a Argentina e mesmo assim fica em terceiro lugar. Sua nota de qualidade é baixa (3) e ao multiplicar por seu lance (R$3,00), resulta a pontuação 9 (abaixo do Brasil e Argentina).
Por último, o anunciante Paraguai dá um lance 2 vezes maior que o Brasil e 60 centavos a mais que a Argentina (a cada clique) e mesmo assim, está em último lugar. Isso porque seu índice de qualidade é 4 e ao multiplicar pelo lance (R$2,00), sua pontuação é a mais baixa de todas: 8.
Você percebeu que o Brasil é o que paga menos por clique e ainda fica em primeiro lugar?
Como fazer essa economia em meu anúncio?
Ficou claro que quanto maior for seu índice de qualidade, melhor será sua posição e menos você terá que pagar por clique. Então para melhorar este índice, você precisa ficar atento para algumas questões:
- Taxa de cliques: Se o seu anúncio é exibido 100 vezes e tem 5 cliques, isso significa que a taxa de cliques é de 5%. Este é um ótimo indicador para avaliar se seu anúncio no Google está sendo interessante para o cliente.
- Relevância do anúncio: Se palavra escolhida para “acionar” seu anúncio não estiver presente no texto do seu anúncio, será que seu anúncio é realmente relevante para aquilo que está sendo pesquisado? Para ter uma boa relevância é altamente indicado que cada anúncio trate de um tema específico. Também é muito importante ter uma página de destino específica para o que está sendo apresentado em cada anúncio.
- Experiência na página de destino (seu site): Uma página difícil de entender, lenta, não preparada para visitantes de telas menores (smartphones, tablets, etc), certamente será penalizada por não oferecer uma boa experiência ao cliente.
Estas são as principais características que são observadas e calculadas para determinar o posicionamento dos anúncios (obviamente considerando também o respectivo lance).
Por não conhecer estes e diversos outros “detalhes” sobre os anúncios no Google (principalmente configurações importantes dentro da ferramenta Google Adwords), é comum muitas empresas tentarem anunciar por conta própria e se decepcionarem com os resultados.
Por isso a melhor forma de economizar com seus anúncios é procurando especialistas treinados e certificados pelo Google para resolver este problema para você.
Se você precisa otimizar seus gastos com anúncios do Google, melhorar seu posicionamento e pagar menos, nós podemos te ajudar!