Já reparou que muitas vezes os primeiros resultados da busca no Google são propagandas? Descubra agora mesmo quanto custa para anunciar no Google.
A primeira coisa que você precisa saber é que os anunciantes só pagam quando alguém clicar no anúncio. Se ninguém clicar, não pagará nada! O custo por clique vai variar conforme as palavras que você escolher para acionar seu anúncio. Quanto mais concorrido a palavra, maior o valor.
Por exemplo, se você quer exibir seu anúncio quando pesquisarem por algo pouco concorrido, é bem provável que custe poucos centavos a cada clique. Mas se for uma palavra muito concorrida, poderá custar R$ 2, R$ 5, R$ 10 ou mais por clique.
A boa notícia é que é possível ter uma estimativa de custo e previsão do volume de buscas antes de criar seu anúncio, mas cuidado! Um erro muito comum é olhar para o custo médio do clique e achar caro.
Veja este caso real:
Nossa empresa trabalha com conserto de geladeira, máquina de lavar e a linha branca em geral. Tomei um susto quando vi que era mais de 3 reais por clique para divulgar no Google. Mas os maiores concorrentes já estavam lá, e para não ficar para trás decidimos arriscar porque estávamos precisando de mais clientes. O nosso serviço é sempre urgente, e eu acho que é por isso que a cada 3 ou 4 cliques, uma ordem de serviço já é aberta. Hoje para ter um cliente novo está custando uns 10 ou 15 reais e as vezes chega uns serviços grandes por ali. Para nós está compensando bastante.
Para certas empresas os anúncios no Google são um ótimo negócio, mesmo com o valor do clique “alto”. Pode ser um ótimo negócio para você também! Não olhe apenas para o custo por clique, mas faça a conta completa do Retorno sobre o investimento (famoso ROI) para verificar se é vantajoso para você.
Outra dica é ficar de olho nos concorrentes. Se já aparecem anúncios quando pesquisam por aquilo que você faz, isso pode ser um forte sinal de que oportunidades de negócios então acontecendo por ali. Não fique para trás!
Como faço para anunciar no Google?
Através de uma ferramenta chamada Google Adwords. Você pode fazer por conta própria, mas se configurar mal suas campanhas, pode perder muito dinheiro. Os erros mais comuns para quem começa a mexer na ferramenta sem treinamento são:
- Errar a correspondência das palavras: É comum o empresário simplesmente colocar a palavra do serviço que ele faz, ou sua profissão, por exemplo: advogado. A intenção é mostrar o anúncio quando procurarem por advogado no Google, mas desta forma a correspondência da palavra é ampla e por isso será comum pagar por cliques como “advogado de graça”, “fotos de advogado”, “terno para advogado” e assim desperdiçar seu investimento com cliques indesejados devido à má configuração da campanha. Existem alguns tipos de correspondência (ampla, ampla modificada, negativa, exata e correspondência de frase) e a escolha errada pode gerar grandes prejuízos para quem deseja se aventurar em Google Adwords.
- Configurar mal a localização: Outro erro comum é não determinar a área de exibição dos anúncios (estado, cidade, etc) e assim receber cliques de pessoas que nunca serão seus clientes pois estão em regiões inviáveis para fazer negócio com você. Por exemplo, se você atende apenas na cidade de Campo Grande MS e seu anúncio está sendo clicado por pessoas do Nordeste. Da mesma forma, para muitos negócios, exibir os anúncios em certos dias (feriados, domingo, etc) ou certos horários pode ser um desperdício de verba.
Porém, nada impede que você ou alguém de sua equipe faça este trabalho internamente, desde que a ferramenta seja estudada primeiro.
Fazer os treinamentos e certificações do Google é um ótimo caminho para começar. Também temos um material bem interessante sobre Como anunciar no Google pagando menos. Vale a pena conferir!
Outra opção é deixar que um especialista certificado em anúncios no Google resolva este problema para você. Se deseja atrair novos clientes com anúncios no Google e não quer desperdiçar tempo e dinheiro, nós podemos te ajudar!