As redes sociais são excelentes meios para divulgar sua marca, engajar os seguidores, aumentar o tráfego para seu site e vendas do seu produto.
As redes sociais são excelentes meios para divulgar sua marca, engajar os seguidores, aumentar o tráfego para seu site, vendas do seu produto e números de interessados.
É a estratégia de marketing digital mais conhecida, pois, já se tornaram parte da vida de muitas pessoas. Os brasileiros passam em torno de três horas e meia nas redes sociais. No ranking mundial, perdemos apenas para os filipinos.
Não é por menos que 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nesses canais. Mas em meio a tantas opções de estratégias digitais, quais as particularidades do marketing nas mídias sociais?
Quais os benefícios das redes sociais para empresas?
Posicionamento de marca:
As redes sociais são excelentes canais para fazer o posicionamento de marca. Existem variados recursos — como peças gráficas, interativas, vídeos e outros — para usar da melhor forma para sua empresa.
Engajar audiência:
Existe algum recurso mais interpessoal que as redes sociais? Criar um relacionamento próximo com seus seguidores, incentivar curtidas, compartilhamentos e engajamento com conteúdo.
Além de tudo, esse relacionamento influencia a forma que as demais pessoas veem sua empresa. Também é uma excelente Central de Atendimento ao Cliente em tempo imediato.
Compreender seu público-alvo:
Cada ferramenta oferece estatísticas — como gênero, faixa etária, localização – sobre seus seguidores. Através dessas informações é possível traçar o perfil do seu público-alvo, e também criar uma persona.
Também através dos comentários você conhece seus seguidores e entende quais são as preferências de conteúdo deles. Logo, é possível realizar ações cada vez mais certeiras.
SEO:
Achou que o SEO ficaria de fora das redes sociais? Achou errado! Direcionar uma pessoa para seu site através das redes sociais aumenta o tráfego dele, logo, o Google considera como relevante e ajuda no rankeamento.
Resultados mensuráveis:
Tudo é mensurável na internet. Mas ATENÇÃO não se perca nas métricas de vaidade, mais seguidores não quer dizer necessariamente que você está gerando resultados positivos.
Uma vantagem inegável do marketing digital são os resultados mensuráveis. Isso não é diferente com as redes sociais, é possível mensurar o retorno que cada ação está tendo.
Sim, iremos falar novamente: Tome CUIDADO com as métricas de vaidade. Se o seu objetivo é vender, por exemplo, muitas curtidas e seguidores não significam que você terá muitas vendas.
Quais são as redes sociais?
As redes sociais são espaços virtuais para as pessoas se relacionarem e compartilharem conteúdos. Existem diversas, cada uma com um objetivo específico.
Facebook:
2,2 bilhões de usuários no mundo, sendo 127 milhões brasileiros.
Interação: Relacionamento.
A maior rede social do mundo foi criada em 2004, mas para o público geral começou em 2016. No Facebook é possível interagir com os usuários através de perfis pessoais, páginas institucionais, eventos e grupos voltados para interesses em comum.
Os formatos das postagens são textos, imagens, vídeos e stories (vinculado ao Instagram). Através das reações — like, amei, risos, uau, triste e raiva —, é possível compreender como o seu público se sente sobre seu conteúdo.
Instagram:
800 milhões de usuários no mundo, sendo 50 milhões brasileiros.
Interação: Relacionamento.
O Instagram foi criado em 2010 e é voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos rápidos. A grande diferença entre as demais redes sociais é a exclusividade para o conteúdo visual.
Além das possibilidades de foto e vídeos, existem também os stories — recurso antes exclusivo do SnapChat —, as lives e o IGTV que permite vídeos mais longos.
LinkedIn:
500 milhões de usuários no mundo, sendo 45 milhões brasileiros.
Interação: Profissional.
De todas as redes que estão ativas hoje em dia, o LinkedIn é o mais antigo. Criado em 2003, o principal objetivo é promover interações profissionais entre pessoas e empresas.
Muitas pessoas utilizam como um currículo online, onde podem se conectar com organizações e outros profissionais do mundo inteiro. É um canal muito atrativo para negócios do segmento B2B.
Twitter:
336 milhões de usuários no mundo, não divulga o número de usuários no Brasil.
Interação: Relacionamento.
O “microblogging” criado em 2006, apesar de ter estagnado no crescimento de usuários recentemente, conta com fãs muito fiéis. Permite criar textos de 280 caracteres — antes 140 — que são compartilhados de forma rápida.
As interações apesar de rápidas, são extremamente pessoais, então se torna uma rede ideal para marcas que buscam estar inseridas no cotidiano de seu público e desenvolver relacionamento próximo.
Youtube:
1,8 bilhões de usuários no mundo, sendo 155 milhões brasileiros.
Interação: Entretenimento.
A maior rede de compartilhamentos de vídeos foi criada em 2005, o YouTube é um verdadeiro mar de conteúdo audiovisual. Essa rede já garantiu muito reconhecimento para empresas e, principalmente, influenciadores digitais.
A grande vantagem é a possibilidade de fazer vídeos em qualquer formato e duração, e também ter a opção de live. As outras redes sociais reconhecem os links e torna o compartilhamento ainda mais fácil.
WhatsApp:
1,5 bilhões de usuários no mundo, sendo 120 milhões brasileiros.
Interação: Relacionamento.
Desenvolvido em 2009, o WhatsApp faz parte do cotidiano da grande maioria dos brasileiros. É um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Em 2018 foi lançado o WhatsApp Business para empresas.
Funciona como SAC, e é um excelente aliado para funcionar como uma espécie de “e-mail marketing” para negócios menores e locais. Através da rede você pode oferecer cupons e descontos exclusivos para fidelizar seus clientes.
Qual melhor rede social para empresa?
Para saber qual a melhor rede social para a sua empresa, você deve ter claro seus objetivos. Converse os consultores da RINO3 e descubra qual a melhor rede social para seu negócio.