Com dúvidas por onde começar o seu site? Siga nossas 3 dicas básicas que o ajudarão a fazer o site para o seu próprio negócio.
Se você precisa de um site para seu negócio ou até mesmo um site pessoal ou blog e não sabe por onde começar, vamos te mostrar as 3 coisas básicas que você vai precisar para ter um site.
O Domínio
Será o endereço do seu site, por exemplo, www.meusite.com.br. Acreditamos que você vai querer um nome legal para seu site e provavelmente que tenha o final “.com.br”, certo?
Por tanto, neste caso, você mesmo pode registrar o domínio pelo registro.br. O custo será em torno de 40 reais por ano.
A Hospedagem
É o local aonde seu site ficará armazenado e disponível na internet. Para quem está começando há opções de hospedagem de sites em torno 10 a 30 reais por mês.
A maioria dessas hospedagens já incluem serviços de e-mail, assim você pode transmitir mais credibilidade usando e-mails personalizados para o domínio, por exemplo, [email protected], ao invés de e-mails “@hotmail” ou “@gmail”.
O Site
Aqui é onde se tem a maior dúvida. Devo contratar uma empresa para criar ou será que eu mesmo consigo fazer meu site? Vale a pena usar um modelo pronto ou algum sistema gratuito?
Para descobrir qual a melhor opção, você precisa responder uma única pergunta. “Qual problema esse site precisa resolver?”. É isso que vai direcionar qual a opção certa para seu caso.
Dependendo do problema que você precisa resolver e seu nível de conhecimento, ferramentas ou sistemas gratuitos podem ser uma solução boa e barata.
Porém seria muita irresponsabilidade afirmar se isso irá funcionar para seu caso sem fazer uma análise do seu cenário. Seria tão antiprofissional quanto afirmar que somente a criação de site com uma empresa especializada é a única solução para todo e qualquer caso.
A boa notícia é que podemos te ajudar mostrando as 3 respostas mais frequentes que ouvimos para aquela pergunta “Qual problema você precisa resolver com esse site?”. Será que você se identifica com algum desses casos?
Preciso de um site porque meus clientes sempre me pedem, mas eu ainda não tenho
O preço baixo, ou até mesmo grátis, chama muita atenção para aquelas ferramentas em que você mesmo monta seu site. Se este site fosse apenas funcional ou usado para algum informativo de uso interno, poderia ser uma opção a considerar.
Mas não precisa ser um especialista para perceber que o resultado final não transmite credibilidade, fique à vontade para testar! Sendo assim essa modalidade de site não vai resolver seu problema.
Existem alguns sistemas gratuitos – como o wordpress, joomla e outros – que possuem modelos de sites prontos para uso – inclusive são ótimos para blogs – e talvez você encontre algum desses modelos que é exatamente o que você precisa, então esse é o caminho!
Acontece que se for necessário muitas modificações e personalizações, você vai perceber que usar um modelo pronto vai causar muita dor de cabeça, ou até mesmo será algo impraticável conforme sua necessidade.
Por isso, a solução mais procurada é o desenvolvimento do site sob encomenda junto a empresas especializadas. Demanda um investimento maior que essas outras opções, mas vai ficar do jeito que você precisa e. principalmente. vai resolver seu problema.
Se você precisa de um site para seu negócio, não deixe de ver essas 3 dicas de ouro que vão te ajudar na hora de criar um site para sua empresa.
Preciso de um site para vender meus produtos pela internet
A procura por comércio eletrônico está em alta, mas muitas vezes com motivações equivocadas. Não é só lançar o site e esperar as compras acontecerem. E-commerce não é brincadeira!
A briga por preço, investimento em publicidade, complexidades em logística, tributações e legislações, são apenas alguns exemplos de tantas coisas a serem consideradas antes de encarar esse desafio tão complexo quanto abrir uma nova empresa.
Se alguma plataforma de e-commerce – OpenCart, Magento, outras – tem praticamente tudo que você precisa, aproveite! Elas foram feitas para você! Faça o possível para usar essas soluções que já são maduras e terão praticamente tudo pronto para usar.
Mas se o seu produto ou negócio possui regras ou interações muito personalizadas, e essas soluções já existentes não conseguem te atender, então você precisará de algo sob encomenda, e como se trata de comércio eletrônico, exigirá um investimento a altura.
Se você ainda tem dúvidas entre e-commerce, não deixe de conferir o post “Como vender pela internet?“.
Eu até tenho um site, mas preciso de algo mais profissional para impulsionar minhas vendas
Não adianta ter um site que não convence. Porém ter um site excelente, mas que ninguém visita, também não vai dar resultado. Para resolver esse problema o mais indicado é criar uma estratégia digital personalizada, tanto para atrair visitantes ao site como para influenciar a decisão de compra desses visitantes.
Para isso é necessário que a equipe responsável por resolver esse problema entenda de gestão de negócios e vendas, e não somente de criação de sites ou especialidades técnicas.
Se quiser saber mais a fundo sobre como impulsionar seu negócio na internet, confira como divulgar sua empresa no Google.
Para não ter dores de cabeça nem perder dinheiro, é indispensável que consulte um especialista de confiança antes de fazer seu site. Se seu caso não é nenhum dos citados acimas ou se você gostaria de alguma ajuda neste sentido, fique à vontade para escrever nos comentários. Se preferir pode nos contatar através do e-mail [email protected].