O Marketing Jurídico Digital é fundamental para qualquer escritório de advocacia ou advogados autônomos que desejam ter sucesso através da internet.
O velho “marketing de boca-a-boca” não é mais suficiente. Os novos consumidores vão atrás de mais informações antes de tomar qualquer decisão, e a ferramenta mais utilizada é a Internet.
Através dela é possível descobrir diversos detalhes sobre qualquer negócio: como endereço, horário de atendimento, ver a fachada da empresa, e até mesmo conhecer a reputação através de comentários em sites especializados.
Por conta desses e de outros detalhes é muito importante que qualquer tipo de negócio esteja sempre visível e bem apresentado, quando o usuário buscar qualquer tipo de informação sobre a empresa.
Dessa forma a adoção do marketing jurídico digital em um escritório de advocacia traz alguns benefícios:
1) Competitividade em um mercado concorrido
Em cidades onde os maiores e mais antigos escritório acabam ficando mais conhecidos – e assim deixando os menores em segundo plano. A implantação do marketing jurídico digital pode ser uma ótima estratégia, para se tornar mais conhecido e criar uma boa reputação no mercado, e o melhor, investindo pouco.
2) Foco no exercício da profissão
Contar com a ajuda de profissionais especializados em marketing digital, fará com que seu escritório tenha resultados mais rápidos e expressivos, sem que haja uma preocupação com a implementação do planejamento.
Isso só é possível, se for muito bem executado por parte dos profissionais encarregados de tal tarefa, por isso é muito importante ter a ajuda de profissionais capacitados para a função.
3) Autoridade no assunto
Construir a imagem de um profissional com autoridade no assunto normalmente não é uma tarefa fácil, principalmente em um segmento tão concorrido quanto ao da advocacia. Para muitos isso pode levar anos de trabalho.
O marketing jurídico digital poderá ajudar a fortalecer e aumentar a credibilidade do escritório perante os clientes e outros advogados, desde que sejam utilizadas as ferramentas corretas.
4) As limitações legais
As regras impostas pelo Código de Ética visam garantir a credibilidade do serviço e preservar a dignidade da profissão. Sendo assim, não podem ser vistas como um problema, e sim uma forma de proteção.
Em um artigo no site Jus, Roberto Serra da Silva Maia fala sobre os limites da publicidade na advocacia. Neste artigo ele lista quais seriam as condutas permitidas e as proibidas dentro do Código. Separamos aqui alguns pontos importantes a serem observados:
- Anunciar serviços de advocacia sem indicar o nome do advogado ou da sociedade de advogados, com o (s) respectivo (s) número (s) de inscrição ou de registro;
- Referir-se, nos anúncios (jornais, revistas, internet, etc.), a valores dos serviços, tabelas, gratuidade ou forma de pagamento, bem como fazer menção ao tamanho, qualidade e estrutura da sede profissional;
- Criação de site de assessoria jurídica dentro de site de divulgação de serviços estranhos à advocacia;
- Exercer atividade advocatícia em jornais, revistas, rádio, televisão, internet, etc., sob a forma de consultas;
- Criação de site ou portal, montados na internet, destinado a prestação de serviços [consultoria eletrônica], contendo perguntas e respostas gratuitas ou mediante cobrança;
- Associar-se com empresa de marketing para a realização de evento jurídico;
Como Advogados podem conquistar mais clientes com Marketing Jurídico Digital
Agora chegou a hora de conhecer algumas ferramentas que poderão lhe ajudar a obter ótimos resultados, se muito bem aplicadas.
1# Utilize as Redes Sociais
Desde que o conteúdo compartilhado seja de interesse daqueles que participam da plataforma social escolhida, ela é uma importante ferramenta e deve ser utilizada.
Saiba mais: Qual é a melhor Rede Social para empresas?
Sempre que produzir qualquer conteúdo visando atrair novos clientes, utilize uma linguagem que seja de facil entendimento, evitando o famoso “juridiquês”, caso contrário seu conteúdo irá chamar a atenção apenas de outros advogados ou estudantes de Direito.
Evite criar perfis em diversas redes sociais, e de preferência para as mais populares, assim o trabalho de manter atualizada cada uma das plataformas será menor. A dica é: dê preferência ao Facebook.
Uma estratégia que vários advogados têm adotado é a criação de conteúdo em formato de vídeo. Normalmente são vídeos curtos onde o profissional do direito esclarece dúvidas comuns de seus clientes, e que talvez possam ser as mesmas de outras pessoas.
2# Envie e-mails com conteúdo de qualidade
Em um ótimo texto, o Ricardo Orsini esclarece uma das maiores dúvidas dos profissionais da advocacia, que é o envio de E-mail para clientes. O próprio destaca que o Código de ética da OAB proíbe o envio de dois tipos de e-mail:
- Spam (envio de emails, mensagens inbox pelo Facebook, SMS para destinatários incertos);
- Oferta de serviços para captar clientes;
O envio de e-mails apenas com ofertas de serviço não é algo muito bom, nem mesmo em outros setores não ligados a advocacia. Quem é que gosta de ter a caixa de entrada do e-mail entupida de propaganda?
Utilize o e-mail para enviar conteúdo que possa ser do interesse de seus clientes. Esta também pode ser uma ótima ferramenta para manter os seus clientes atualizados, quanto aos conteúdos que estão sendo produzidos pelo escritório.
3# Produza conteúdo no formato de e-book (livro digital)
O e-book é uma grande ferramenta para ser inserida dentro de uma estratégia de Marketing Jurídico Digital, além disso é aceita pelo código de ética da OAB. Nele diz que a ”publicidade profissional do Advogado tem caráter meramente informativo”.
Dessa forma, criar um e-book para informar seus clientes, ou até mesmo esclarecer dúvidas, é totalmente permitido.
Mas como produzir um e-book?
Primeiramente é necessário pensar em um tema. Liste as dúvidas que são mais comuns entre seus clientes. Ex.: Como registrar e proteger a marca da minha empresa.
Após o levantamento, crie um guia para ajudar o seu cliente (ou potencial cliente) a resolver essa dúvida (ou problema). Não esqueça de utilizar uma linguagem que seja de fácil compreensão, evitando termos técnicos.
Para finalizar crie uma página de captura de e-mails. Fazendo com que pessoas interessadas em adquirir o material, deixem ao menos o nome e e-mail antes de fazer o download do e-book.
É claro que será importante também divulgar essa página. Utilize os meios permitidos pelo código de ética para promover seu material.
Com uma boa divulgação você terá uma série de cadastros de pessoas interessadas naquele assunto.
4# Crie um site e um blog
Talvez essa seja uma das importantes tarefas dentro de uma estratégia de Marketing Jurídico Digital.
Saiba mais: Guia Rápido de Criação de Sites para Empresas
Diariamente milhares de pessoas em todo o Brasil buscam informações sobre advogados e escritórios de advocacia no Google, então ter um site bem colocado na pesquisa do Google é fundamental para o sucesso da sua estratégia.
Para estar entre os primeiros na busca do Google, é necessário que você tenha em seu site um conteúdo claro e objetivo, além disso ele deve estar adaptado para os dispositivos móveis, o que chamamos também de Site Responsivo.
Saiba mais: Guia rápido para ficar nas primeiras posições do Google
5# Utilize ferramentas de anúncio online (Google Adwords)
O Google Adwords é talvez uma das ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas em todo o mundo. O motivo é simples: é possível atrair novos clientes com um investimento muito baixo do que qualquer outra forma de publicidade.
Como isso é possível?
Após criar uma conta no Google Adwords, você poderá fazer um investimento mínimo diário e criar campanhas para serem veiculadas no resultado de busca do Google.
Faça um teste, entre no Google e faça uma busca por “Advogado trabalhista”. Todos esses que aparecem com uma indicação escrita em baixo do nome “Anúncio”, são escritórios que já estão utilizando o Google Adwords.
Como faço para criar uma campanha?
Ao criar uma campanha deverão ser utilizadas palavras-chave que indicam o tipo de serviço prestado pelo escritório, como por exemplo “Advogado Trabalhista”. Assim todas as vezes que alguém procurar por “Advogado Trabalhista” no Google, seu anúncio poderá aparecer.
“Poderá? ” Sim! Não é certeza que ele irá ser exibido.
Isso acontece porque o Google Adwords funciona como um leilão, onde quem paga mais leva, ou neste caso tem o anúncio exibido. Mas isso não é uma regra, pois existem outras variáveis que podem também interferir neste leilão.
Mas vou pagar mesmo que meu anúncio não seja exibido?
Não. Você só irá pagar quando alguém clicar no seu anúncio.
Outro ponto importante do Google Adwords é o fato desta ferramenta permitir a segmentação regional, ou seja, você pode criar anúncios para serem exibidos apenas na sua cidade,estado ou país.
O importante é que seus anúncios sejam configurados de maneira correta, se possível por profissionais especializados em Marketing Digital. Isso trará maior retorno e diminuirá o desperdício gerado por campanhas configuradas de maneira incorreta.
Saiba mais: Google Adwords ou Facebook Ads: Qual a melhor opção?
O que diz Código de ética da OAB sobre campanhas no Google Adwords?
É permitido pelo código de ética da OAB, desde que anúncios não infrinjam outras regras estabelecidas.
Conclusão
Acreditamos que após ler este conteúdo você já seja capaz de iniciar algumas mudanças em seu escritório, podendo pensar em quais conteúdos você poderá produzir, qual será o seu foco e quais ferramentas irá utilizar.
No nosso blog existem vários outros conteúdos que poderão lhe ajudar entender um pouco mais de Marketing Digital.