Através da internet é possível atrair novos negócios, desenvolver uma identidade para sua marca e aumentar seu reconhecimento.
Marketing Digital é um conjunto de práticas que ajudam sua empresa a crescer, consolidar sua presença online, criar relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas do seu produto ou serviço.
Estar online se tornou uma exigência para empresas de qualquer porte. Através da internet é possível atrair novos negócios, desenvolver uma identidade para sua marca e aumentar seu reconhecimento.
Por tanto, é essencial estar na internet, uma vez que 81% dos clientes realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. E 18% das pesquisas locais feitas levam a uma venda dentro de um dia.
Nós da RINO3, agência de marketing digital, de Campo Grande – MS, vamos te ensinar quais são os primeiros passos necessários para começar a fazer o marketing digital da sua empresa.
Quais benefícios o marketing digital pode trazer para minha empresa?
O marketing digital é famoso pelo excelente custo-benefício, mas suas vantagens vão muito além disso. Sua empresa será encontrada por quem precisa e, é possível conquistar a fidelização de seus clientes.
Você também consegue acompanhar a jornada de compra dos clientes, entender o público-alvo e segmentá-los. Dessa forma, se cria as melhores estratégias e recebe resultados satisfatórios.
Por onde começar?
Os primeiros passos no marketing digital exigem paciência, muito estudo e planejamento. Todas as ações tomadas são baseadas no comportamento do público-alvo, no mercado e os objetivos que as empresas buscam.
1. Entender o público alvo
Entender quem é o público-alvo é, com toda certeza, a parte mais importante para desenvolver uma boa estratégia. Conhecer o perfil dos interessados em seu produto ou serviço, torna mais fácil alcançá-los.
Em primeiro lugar, defina a idade, sexo, nível de escolaridade, hábitos, estilo de vida, desejos e preferências do seu cliente. Dessa forma, você consegue entender as necessidades dele, e a melhor forma de supri-las.
Portanto, se torna mais fácil segmentar seu público-alvo com precisão e, desenvolver a melhor forma de se comunicar com ele. E também, você consegue prever onde seus próximos clientes se encontram.
2. Planejar estratégia
Antes de começar sua estratégia, é preciso definir muito bem onde você quer chegar. Você quer aumentar as vendas? Mais cadastros no curso que você oferece? Ou que sua marca tenha mais reconhecimento?
Depois de deixar claro seus objetivos e entender como seu público-alvo se comporta, é possível definir quais são os melhores meios para chegar até ele. Os canais mais utilizados são e-mail marketing, redes sociais, SEO e anúncios no Google.
Por fim, com tudo determinado, basta estabelecer a melhor forma de criar relacionamento com os usuários. A produção de conteúdo é uma das formas mais eficientes de manter seus seguidores engajados.
3. Criar um site
Um site é o cartão de visita online da sua empresa. É como se fosse uma vitrine dos seus produtos e serviços no ambiente virtual. E através dele, os usuários encontram você com mais facilidade.
Além disso, sem um site, é impossível aplicar grande parte das estratégias de marketing digital com eficácia. E também, seu próprio domínio é um grande aliado na hora de anunciar através do Google.
Dessa forma, você consegue credibilidade diante seu público, autoridade no mercado e, passa maior segurança para seus clientes. Inclusive, é possível expandir seu negócio sem gastar muito e, estar a frente de grandes concorrentes.
4. Explorar recursos
O marketing digital pode oferecer grandes aliados para desenvolver suas estratégias de forma eficiente.
E-mail Marketing
O e-mail marketing pode ser utilizado como método para fortalecimento de marca, vendas e comunicação com clientes e leads. É o relacionamento que uma empresa desenvolve com seus contatos através de e-mails.
É a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas e, na hora certa. É possível segmentar as listas de e-mail e criar conteúdos pontuais para cada tipo de público.
Você também consegue engajar, nutrir e educar seus leads, além de se relacionar com seus clientes e, promover seus conteúdos através de um formato flexível e com grande alcance.
Sempre que alguém preenche um formulário em seu site, o e-mail cadastrado cai em uma lista e, através dessa lista é disparado os e-mails marketing. Você pode oferecer informações, promoções e conteúdo em formato de imagens, vídeos, ebooks, etc.
Redes Sociais
As redes sociais são excelentes meios para divulgar sua marca, engajar os seguidores, aumentar o tráfego para seu site, vendas do seu produto e números de interessados.
É um dos canais de marketing digital mais conhecido pelos usuários, pois já se tornou parte da vida de muitas pessoas. Os brasileiros passam em torno de três horas e meia nas redes sociais. No ranking mundial, perdemos apenas para os filipinos.
Através das redes sociais, você se relaciona com seus clientes em tempo real. Caso alguém publique alguma insatisfação com seu produto nas redes sociais, você pode auxiliar a pessoa. Inclusive, é possível, recomendado, agradecer os elogios dos clientes.
Produção de Conteúdo
Por meio da produção de conteúdo você expande seu relacionamento com seus clientes e, atrai novos clientes de forma natural. Depois de entender quem é seu público-alvo, é possível entender qual conteúdo eles querem e precisam.
Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, os conteúdos adequados são aqueles com foco na imagem e texto curtos. Além disso, são excelentes meios para interagir com seu cliente.
No blog e no e-mail marketing, há mais liberdade para criar conteúdos textuais. É interessante publicar e enviar informações relevantes para seu público-alvo. Quem sabe, você pode até se tornar referência na sua área.
SEO – Otimização para Mecanismos de Busca
O SEO é uma estratégia para colocar seu site em primeiro lugar no ranqueamento das pesquisas. Com um bom site e bons conteúdos você já tem tudo o que é necessário para melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.
Se seu site é de fácil navegabilidade, funciona tanto em desktop quanto em mobile e, os conteúdos são compatíveis com o que os usuários pesquisam, a probabilidade de você aparecer no topo do Google é altíssima.
Apesar de demorar para entregar resultados e exigir certo esforço, é uma das melhores estratégias de marketing digital. Uma vez que grande parte do tráfego dos sites é através das buscas orgânicas.
Anúncios no Google
Outra estratégia bastante conhecida por aqueles que já pesquisaram um pouquinho sobre marketing digital, é o Google Ads. A finalidade da ferramenta é mostrar seu site nos primeiros resultados das pesquisas de forma paga.
Entrega resultados bem mais rápido que as estratégias de SEO e, aparece para o usuário na hora em que ele pesquisa palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.
Por que contratar uma agência especializada em marketing digital?
Confiar em quem entende de marketing digital é ter a certeza de que seu dinheiro e o seu tempo não serão desperdiçados. Além disso, é possível mensurar todos os resultados e desenvolver novas estratégias a partir deles.
Os profissionais na área têm a experiência necessária para estudar seu negócio, seu público-alvo e o mercado. E também conhecem soluções inovadoras e como aplicá-las.
Atualmente, muitas empresas já adotam o marketing digital. Não fiquei atrás da concorrência. Uma agência especializada vai te colocar a frente e, impulsionar o crescimento da sua empresa.