Conheça algumas estratégias que farão você atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade, utilizando pouco recurso.
Os profissionais que possuem órgão específico de regulamentação, como o caso da contabilidade, devem estar muito atentos para não ferir o Código de Ética Profissional do Contabilista durante a captação de novos clientes.
Por isso, vamos recordar algumas das práticas que não são permitidas em divulgações para jornais, revistas, TV, rádio ou Internet:
- Diminuir os demais colegas ou organizações contábeis. Utilizando frases como: “O melhor escritório da Cidade” ou “Serviços com qualidade superior”.
- Oferta de serviços de forma promocional. Alguns exemplos: “Primeiro mês com honorários grátis”, “Pague menos sendo nosso cliente” ou “O mais barato da região”.
- Anúncios enganosos: “Seja nosso cliente e fique livre do imposto de renda”.
- Mala direta: Não se pode oferecer serviços à pessoa física ou jurídica, por meio de mala direta se estes não forem seus clientes.
Isso não significa que a propaganda para contadores está proibida, pelo contrário! Uma boa divulgação é fundamental para atrair novos clientes e garantir o bom funcionamento do seu escritório de contabilidade.
Você pode trabalhar com uma estratégia de resposta direta para captar os clientes que já estão procurando por seus serviços (retorno a curto prazo), e trabalhar também com uma estratégia de relacionamento com seu público alvo (retorno a médio/longo prazo).
Estratégia de Resposta Direta
Diariamente novos clientes próximos à você procuram pelos seus serviços no Google. Uma ótima forma de divulgação, é aparecer para estas pessoas no momento exato em que elas estão procurando pelo serviço que você faz.
Uma das opções mais conhecidas para captar clientes dessa forma é através de anúncios junto à pesquisa do Google (também conhecido como Google Adwords).
Anunciar permite que você determine o quanto quer investir diariamente. Além disso, você só paga quando clicarem em seu anúncio, ou seja, é literalmente uma compra de resultado (compra de cliques de pessoas interessadas naquilo que você faz).
Para entender melhor as vantagens destes anúncios e qual seria um valor ideal para ter os melhores resultados, recomendamos que não deixe de conferir algumas dicas importantes na página que tratamos especificamente sobre Google Adwords.
Estratégia de Relacionamento
Consiste em criar um envolvimento com seu público-alvo, sendo assim, quando precisarem do seu serviço, certamente se lembrarão de você.
Muitos profissionais já adotam esta estratégia através da criação de canais no YouTube, criação de conteúdos de qualidade nas redes sociais ou até mesmo escrevendo conteúdo de qualidade em seu próprio site ou blog (escrevendo sobre dúvidas, novidades ou dicas do segmento).
Ao criar o conteúdo, um erro muito comum, é produzir algo que não interessa ao público. Isso ocorre, pois o foco está na tentativa de venda imediata. Porém, nesse ponto a estratégia é nutrir o cliente de informações e criar gradativamente um relacionamento com ele.
Diariamente os temas sobre declaração de imposto de renda, abertura de empresa, e diversas questões contábeis são feitas ao google e você poderia respondê-las para ganhar a confiança das pessoas.
Talvez não se tornem clientes nesta semana, mas podem te indicar para um amigo, podem se tornar clientes em breve. Portanto, crie um conteúdo que se conecta com a necessidade das pessoas e elas retribuirão.
Dúvidas?
Para saber mais sobre as melhores opções de divulgação específicas para seu negócio, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos especialistas.
Obrigado por nos acompanhar nesta leitura e bons negócios!