Entenda como automação de marketing é uma prática essencial para aumentar a eficiência e os resultados das ações de marketing.
Se você já precisou mandar a mesma mensagem para mais de cinco pessoas no WhatsApp provavelmente você sabe que a lista de transmissão é a maneira mais simples para fazer isso.
A lista de transmissão do WhatsApp é semelhante à automação de marketing. Quando você escolhe aplicar estratégia de e-mail marketing, enviar e-mails para todos seus leads se torna uma tarefa simples graças à automação.
Mas não se resume apenas em e-mail marketing. É possível segmentar e integrar seus leads, gerenciar campanhas em diversos canais e alinhar o time de vendas ao time de marketing.
Nesse texto, vamos contar para você o que é automação de marketing, quais são seus benefícios e as melhores ferramentas para utilizar.
O que é Automação de Marketing?
A automação de marketing é uma prática que busca aumentar a eficiência e os resultados das ações de marketing. É essencial quando falamos em Inbound Marketing e gestão de relacionamento com nossos clientes.
O principal objetivo é tornar os processos que antes eram manuais em processos automáticos, rápidos e eficientes. Além de permitir novas possibilidades.
Existem diversas ferramentas, que falaremos mais tarde, que realizam essa prática. Através delas é possível criar e gerenciar campanhas de e-mail marketing, lading pages, formulários, anúncios e muito mais.
Você também consegue integrar informações dos seus leads, segmentá-los para criar conteúdos mais relevantes para o seu funil de vendas, e o que todas empresas desejam: aquisição e retenção de clientes.
Benefícios da Automação de Marketing
A automação de marketing fortalece a comunicação entre as empresas e seus clientes, pois, é um dos canais mais amigáveis para os usuários. Os benefícios não param por aqui!
Gerar e Nutrir Leads
O grande objetivo da automação de marketing é guiar os usuários e leads através do funil de vendas. Através do marketing de conteúdo, você atrai novas pessoas e os engaja com sua empresa.
Dessa forma, é possível interagir com pessoas que se encaixam em seu público-alvo, influenciar a decisão de compra e estar presente no momento em que elas decidem comprar.
Monitoramento
Além de guiar usuários e leads, você consegue saber por onde eles passaram antes de ter contato com sua empresa. Se foi por redes sociais, anúncios no Google Ads, pesquisa orgânica, entre outros.
Assim é possível entender o comportamento do seu público-alvo, desenvolver estratégias cada vez mais assertivas para atrair mais leads e o monitorar através do lead scoring.
O lead score dos seus leads aumenta à medida que ele se aproxima do momento de compra. Assim você sabe para quem já pode vender e quem ainda precisa de nutrição.
Personalizar Jornada de Compra
A automação de marketing é considerada o canal mais amigável devido ao foco na personalização da experiência do usuário. Através de um relacionamento personalizado, você consegue mais informações dos usuários.
Através das informações que você adquiriu de seus leads, você consegue segmentá-los por interesse. Portanto entregue conteúdos mais relevantes de acordo as necessidades de cada lead, e colocá-los mais próximos à solução que eles necessitam.
Tempo
A nutrição de leads reduz o ciclo de vendas. Quando os leads chegam ao time de vendas, eles já estão certos da decisão de compra e não há necessidade de gastar para convencê-los de quem precisam do seu produto/serviço.
Com grande parte dos processos sendo feitos de forma automática, sua empresa ganha um grande tempo para focar em outras campanhas e ações.
Produtividade
A produtividade está ligada ao tempo que a automação de marketing economiza da equipe. Se sobra tempo para realizar novas campanhas e ações, também há tempo para focar na qualidade delas.
Além de tudo, a automação de marketing facilita o alinhamento entre os times de marketing e vendas. Quanto mais lead qualificados o marketing entrega, maior as vendas realizadas e maior o lucro para sua empresa.
Relacionamento
A automação de marketing é muito mais que atrair novos clientes, é também sobre manter clientes e fidelizá-los. O relacionamento é a parte essencial de qualquer estratégia de marketing.
Você pode criar e-mails personalizados para seus clientes com nome, seus interesses, data de aniversário, entre outros. Assim, seus clientes além de continuar comprando, se tornam fãs de carteirinha da sua empresa.
Principais ferramentas de Automação de Marketing
Existem diversas ferramentas de automação do marketing, cada um com suas peculiaridades que as tornam ideais para cada empresa. Separamos as 3 ferramentas que consideramos as mais completas.
Hubspot
A Hubspot é uma ferramenta dos Estados Unidos pioneira em automação de marketing, e graças aos seus conteúdos relevantes, popularizou o Inbound Marketing ao redor do mundo.
É a ferramenta mais completa que você encontrará no mercado devido as inúmeras soluções que oferece. É indicada para empresas grandes que já desenvolvem estratégias de marketing digital.
Apesar do preço ser pago em dólar, a Hubspot possui uma versão em português.
RD Station
A RD Station é uma grande concorrente da Hubspot. O melhor de tudo, é que é uma ferramenta brasileira. Ela é ideal para as empresas que estão começando porque oferece soluções simples, o suporte é feito por brasileiros via e-mail ou chat.
Além de tudo isso, a RD ficou conhecida por seus excelentes conteúdos sobre marketing digital, e também pelo evento RD Summit, o maior evento de marketing e vendas da América Latina.
Mautic
Outra ferramenta muito interessante é o Mautic, diferente das outras duas citamos, ela é de graça. E, além disso, possui código aberto e você pode adaptar de acordo suas necessidades.
A única dificuldade que as empresas podem ter com ela, é que para instalar e mexer na ferramenta, precisa de alguém que entenda bastante de programação.
A automação de marketing é um grande passo para fazer sua empresa crescer. Se estiver aliado a estratégias de Inbound Marketing, o crescimento é certo.
Se você ainda tiver dúvidas sobre automação de marketing, pode nos perguntar! Somos consultores, Google Partners e RD Partners.