3 dicas práticas para profissionais liberais, autônomos e demais empreendedores conquistarem novos clientes através da internet e sem gastar dinheiro.
Muitas empresas optam por terceirizar sua área de marketing para atrair clientes com melhor Custo/Benefício. É comum passar esta tarefa para profissionais da área, pois assim o empreendedor não perde tempo com aquilo que não faz parte de sua atividade principal ou não é sua especialidade.
Existem ainda muitas outras vantagens que já apresentamos no artigo “Por que terceirizar o marketing digital da sua empresa?”, mas precisamos reconhecer que existem casos onde não é possível fazer nenhum investimento com divulgação.
Pensando nestas condições, onde a única opção para atrair novos clientes são alternativas sem nenhum custo, e considerando que o marketing digital atualmente é uma das formas mais acessíveis para isso, separamos a seguir:
3 dicas para atrair clientes sem gastar dinheiro
1) Cadastre-se no Google meu negócio
Quando pesquisamos por negócios locais no Google, atualmente é comum aparecer alguns resultados diretamente no mapa, como por exemplo:
Ou quando pesquisamos diretamente pelo nome de alguma empresa ao invés do segmento, o Google também poderá exibir uma série de informações relevantes sobre esta empresa (endereço, telefone, horário de funcionamento, depoimentos, etc), da seguinte forma:
Independente de ter ou não um site, você pode ter este recurso para o seu negócio. É só cadastrar sua empresa no Google meu negócio agora mesmo e atrair novos clientes através das pesquisas no Google sem nenhum custo. No vídeo a seguir você pode conferir mais detalhes e instruções para colocar isso em prática para seu negócio:
É claro que anunciar no Google proporcionará resultados muito maiores e mais rápidos, mas como estamos em busca de soluções gratuitas, esta já é uma ótima opção para ser encontrado no Google sem nenhum custo.
2) Use as redes sociais do jeito certo
Perder oportunidades de negócios por não estar nas redes sociais é ruim. Mas muito pior é espantar clientes “usando mal” as redes sociais.
É comum encontrarmos empresas nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc) com informações desatualizadas ou muito antigas. Imagine que um possível cliente encontra seu empreendimento nas redes sociais e percebe que sua última publicação foi ano passado. É comum concluir o seguinte:
Não aconteceu nada nesta empresa nos últimos meses? Deve ter fechado. Vou procurar outro.
Erros de português, formas de contato desatualizados (e-mails, endereços e telefones), responder de forma grosseira ou nem responder as perguntas de clientes (ou ainda demorar demais para responder), avaliações negativas sem nenhuma resposta da empresa, são outros exemplos de como usar as redes sociais para prejudicar o seu negócio.
Para conseguir novos clientes gratuitamente pelas redes sociais, você precisa levar suas redes sociais a sério! Além de tomar cuidado com estes pontos que já foram apresentados, é importante destacar as seguintes recomendações:
- Crie um cronograma para suas publicações e tenha um compromisso com esta rotina. É muito importante que suas publicações sigam uma frequência constante.
- Crie conteúdos que agradem o seu público. A rede social pode ser uma ótima oportunidade para criar e nutrir um relacionamento com seus atuais e possíveis clientes, mas você não conseguirá isso publicando apenas propagandas indesejadas ou conteúdos pouco relevantes.
- Experimente diferentes tipos de postagem e avalie o desempenho destas publicações para decidir quais serão os próximos assuntos. Também é valido conferir o que seus concorrentes estão fazendo e o desempenho deles com cada tipo de conteúdo.
- E por último: Não desanime! Por utilizar a forma gratuita (invés de anúncios pagos), naturalmente seu alcance esperado é menor, e isso pode causar desânimo e abandono da rede social. Por isso use sua criatividade, contatos, grupos e outras estratégias para chamar a atenção do seu público e aumentar seu alcance sem precisar gastar dinheiro.
Se está em dúvida sobre qual é a rede social mais indicada para seu tipo de negócio e qual tipo de conteúdo utilizar, este outro artigo também pode de ajudar: Qual é a melhor Rede Social para empresas?
3) Divulgue seu conhecimento
Seus clientes não são especialistas do seu segmento, mas você é! Por isso uma ótima forma de ser encontrado por novos clientes e ser reconhecido como referência no assunto, é disponibilizando as respostas para as dúvidas deste enorme público.
Você pode criar seus próprios vídeos respondendo às perguntas mais frequentes do seu segmento e disponibilizar este conteúdo gratuitamente através de uma conta no YouTube por exemplo. A criação de artigos em um blog ou site também são ótimas opções para ser encontrado por novos clientes que estão procurando na internet as respostas para uma dúvida específica sobre aquilo que você faz.
Uma dica importante é ficar atento aos conteúdos que já existem na internet (vídeos, artigos, etc). Assim você pode se preparar para fazer algo ainda melhor ou de uma forma diferente para conseguir se destacar. Outra opção é escolher questões mais específicas ao invés de assuntos genéricos. Quanto mais específico você for, menor será a concorrência, aumentando assim suas chances de ser encontrado de forma natural e gratuita.
Lembrando que as boas práticas que citamos para as redes sociais também podem e devem ser aplicadas neste tipo de estratégia: frequência na produção de conteúdo, resposta aos comentários, conteúdo relevante, etc.
Conclusão
Experimente colocar em prática o máximo destas dicas acima e você verá que é possível conseguir novos clientes sem precisar gastar dinheiro.
Mas se você tem uma verba disponível para marketing (mesmo que pequena), temos um outro artigo ideal para empreendedores que precisam de novos clientes, mesmo com um orçamento limitado: Como conseguir novos clientes sem desperdiçar dinheiro.