Veja como ajudamos uma Madeireira a atrair mais clientes com a internet e coloque em prática algumas dessas estratégias em seu negócio!
Com o passar do tempo é natural que as empresas tenham a necessidade de atualizar seus sites (ou criar um novo site) e foi com esse objetivo que a Madezan Madeiras nos procurou lá em 2016.
Nós sabemos que apenas trocar o site ou criar um novo site não faz nenhuma mágica nas vendas. Sem atrair as pessoas certas para este novo site, provavelmente as visitas serão mínimas e consequentemente os pedidos de orçamentos ou ligações raramente acontecem. Por isso, para ter resultados através da internet precisaríamos de uma estratégia de marketing digital.
Além disso, para cada tipo de negócio existem estratégias que são mais eficientes que outras. Então vamos compartilhar a seguir algumas das estratégias que colocamos em prática e estão ajudando esta empresa a atrair novos clientes com a internet.
1) Colocar a empresa no topo do Google
Quem já é cliente de uma empresa, provavelmente procura pelo próprio nome da empresa na internet, mas os novos clientes (que ainda não conhecem a empresa) procuram pelo seu segmento ou por aquilo que ela faz. Considerando os novos hábitos do consumidor, aparecer no topo do Google no momento exato em que um novo cliente procura por aquilo que a empresa faz, é uma forma de divulgação muito inteligente e eficiente: É aparecer pra pessoa certa, na hora certa!
Conversando com os vendedores da Madezan, muitas das ligações que recebem atualmente são de pessoas que encontraram a empresa através dos anúncios do Google. Veja um exemplo:
Outro exemplo:
Se os anúncios no Google forem corretamente configurados (preferencialmente por profissionais certificados), sem dúvidas irão atrair novos clientes para o seu negócio também! Anunciar no Google com especialistas pode ser exatamente a estratégia que está faltando para aumentar as suas vendas nos dias de hoje!
2) Criar um site otimizado
A experiência que um site proporciona ao visitante, constrói a impressão sobre a própria empresa ou aquilo que ela faz. Então um site amador vai transmitir a mensagem que a empresa ou aquilo que ela faz também é amador. Não adianta atrair os novos clientes para um site se ele tiver ruim, desatualizado, com erros, lento, etc. Isso não vai convencer o visitante e consequentemente não vai ajudar a vender.
Pensando nisso, o novo site da Madezan foi projetado para apresentar tudo que a empresa faz de uma forma intuitiva e sempre convidando o visitante a solicitar um pedido de orçamento. Além disso o acesso amigável em telas menores (celulares) é indispensável, pois sem dúvidas os dispositivos móveis hoje são responsáveis pela maioria dos acessos ao site.
Lembre-se que além de atrair visitantes (novos clientes), é importante influenciar a decisão de compra do visitante. Ter um site otimizado com certeza aumentará suas chances de fechar novas vendas.
3) Remarketing
Você já pesquisou sobre algum produto ou serviço na internet e se sentiu “perseguido” por anúncios que falam exatamente sobre aquilo que você estava pesquisando? Eletrodomésticos, passagens, calçados, etc… Isso não é coincidência, é remarketing! Saiba agora como essa estratégia pode ser um bom aliado para transformar visitantes em clientes.
Imagine que um possível cliente visitou alguns sites para pedir orçamentos ou para saber mais sobre um produto ou serviço. Um desses sites pode se beneficiar usando uma campanha de remarketing para que este possível cliente em específico seja impactado com banners desta empresa enquanto navega pelos mais variados sites na internet (sites regionais, redes sociais, Youtube, sites do mesmo segmento ou milhares de outros sites). Veja um exemplo:
3 motivos para você também experimentar o Remarketing:
- Baixo custo: Você pode pagar apenas quando clicarem em seu anúncio (Muitas vezes são centavos por cada clique).
- Melhora a percepção da marca: Imagine que a pessoa que visitou seu site também visitou os sites de seus concorrentes. Como ela teve um contato recente com sua empresa (visitou seu site por exemplo), o seu anúncio tem muito mais chances de chamar a atenção desta pessoa se comparado a alguém aleatório na internet. Ao ver sua marca em vários sites por onde ela passa, isso poderá causar a percepção de que sua empresa pode ser uma referência do segmento ou ainda influenciar a decisão de compra deste cliente por outros motivos.
- Não deixa o cliente te “esquecer”: Em alguns casos é comum o visitante entrar em um site e ter aquele comportamento de “depois eu vejo isso”. O remarketing pode ser usado para lembrar esta pessoa sobre o assunto e incentivar que ela retorne o contato com a empresa (caso ainda não tenha feito).
4) Bônus: Conteúdo de qualidade
No site que criamos é possível inserir dicas, novidades e conteúdos diversos através de um blog. Um dos conteúdos criados pela própria empresa sobre “como eliminar o cheiro forte da madeira“, possui mais de duas mil visitas todo mês. Estas visitas acontecem sem precisar de nenhum investimento (a não ser o tempo que foi investido para escrever um texto interessante para o seu público).
São mais de 10 mil visitas apenas nesta página nos últimos 5 meses observados:
Também sugerimos para a Madezan que fossem criados pequenos vídeos com dicas rápidas, utilizando o próprio celular para publicarmos posteriormente em suas redes sociais. Um destes vídeos foi sobre “Qual é o lado certo do forro de madeira?” e já passou das 11 mil visualizações no YouTube. E de forma semelhante ao conteúdo do blog, não foi necessário nenhum investimento para conseguir esta audiência, bastou “apenas” escolher um assunto relevante e pegar o celular pra gravar.
CONCLUSÃO
A criação de conteúdo de qualidade é muito utilizado para o fortalecimento da “marca” e tornar a empresa conhecida. Não significa que não possa gerar vendas a curto prazo com essa estratégia, mas na prática temos percebido que é bastante eficiente para o famoso “no dia que eu precisar disso, vou lembrar dessa empresa” ou “se alguém precisar, vou indicar essa empresa”. Por isso precisa ser algo bem planejado, ter constância e qualidade na produção destes conteúdos para garantir resultados a médio e longo prazo.
Mas pensando a curto prazo, criar anúncios para destacar a empresa no Google (para atrair novos clientes) e ter um site otimizado (para influenciar a decisão de compra) incentivando uma ligação ou pedido de orçamento, tem sido uma estratégia muito eficiente para diversos tipos de empresas, mas lembre-se: Essa não é a única opção!
Gostou dessas ideias? Quer saber como atrair mais clientes com a internet? Então entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!