A principal atividade da RINO3 é a prestação de serviços com criação de sites, mas nós frequentemente criamos algumas coisas diferentes por conta própria. Muitas delas fracassam e isso não é algo ruim, pois vamos adquirindo cada vez mais experiência. Vou compartilhar um destes casos a seguir.
Era mais um dia comum na RINO3 quando surgiu a ideia de desenvolver um site que criaria “pegadinhas” nas redes sociais, permitindo a qualquer pessoa, criar sua própria “notícia falsa”. Em apenas 5 horas de trabalho, foi ao ar o noticiadopovo.com.br (atualmente desligado, explicaremos melhor a seguir). Naquele mesmo dia compartilhamos com alguns amigos e para nossa surpresa, no dia seguinte tivemos 173 mil visitas, e no seguinte 899 mil visitas, e no seguinte 1 milhão e 400 mil visitas.
Só depois de perceber que o site tinha um comportamento viral, resultando em um número de acessos cada vez maior, surgiu a próxima ideia de adicionar publicidade no site (através do Google Adsense) e assim aconteceu que todo mês recebíamos um pagamento do Google. Chegamos a receber os exatos R$ 11.379,93 em apenas um mês e neste mesmo período também recebemos uma proposta para sermos incorporados na sessão de humor do portal R7 (Rede Record).
Então porque acabou? Todo conteúdo era criado pelos próprios visitantes, e infelizmente o que era para ser uma ferramenta de humor, certas vezes acabava agredindo outras pessoas. Alguma espécie de intuição nos fez pensar que muito em breve os processos estariam a caminho, semelhante aos processos que o Facebook recebe quando uma pessoa ofende outra dentro do seu site. Apesar da responsabilidade ser exclusiva do usuário, de qualquer forma estaríamos mencionados no processo e definitivamente não queríamos este tipo de dor de cabeça. Foi assim que após um ano de funcionamento, desligamos o site por livre e espontânea vontade.
Moral da história: Para nós, este não foi só mais um de nossos testes que fracassou, pois acreditamos que o site cumpriu sua missão. Ele trouxe um retorno financeiro realmente significante se considerarmos as poucas horas de serviço que foram necessárias, mas especialmente acrescentou muita experiência, desde questões técnicas (disponibilidade em meio a muitos acessos, prevenção de ataques, segurança, moderação automática,…), negócios (observando o potencial do mercado de entretenimento, rendimentos), até questões do próprio comportamento de muitas pessoas em relação a internet (seja no site ou nas redes sociais).