Descubra como é possível aplicar a transformação digital na sua empresa, dentro dos recursos que você possui para continuar competindo no mercado!
Quando sua mente associava o conceito de transformação digital com a alta tecnologia como a realidade virtual, inteligência artificial, big data e etc, não é de se surpreender que veja essa realidade tão longe da sua própria empresa.
As tecnologias citadas fazem parte da transformação digital, mas ela está longe de ser a única. E você já entrou nela – e nem se deu conta!
Se você possui um smartphone ou PC e organiza o seu tempo através da agenda digital nesses aparelhos, você está inserido na transformação digital! Sendo assim, seja bem vindo.
Agora, e a sua empresa? Como incluir essa nova realidade nas partes rotineiras do trabalho de sua organização, por exemplo? A tecnologia está disponível para auxiliá-lo nisso!
É mais sobre processos do que a tecnologia
As tecnologias de última ponta são uma realidade, é verdade. Principalmente para as grandes empresas que possuem recursos para tal. Mas saiba que elas passaram pelo processo de modernização internamente primeiro, para depois percorrerem a modernidade externa até o cliente.
A função da digitalização é reestruturar os processos da firma, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade.
Por isso, ter uma agenda digital para organizar as reuniões, manter uma planilha com dados dos colaboradores ou possuir um sistema interno que registra a saída ou entrada de alguma mercadoria são ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas.
Para definir quais são ideiais para sua empresa, mapear todas as atividades exercidas é o primeiro passo. Perceba que para realizá-la, englobar todos os setores do seu empreendimento em prol dessa tarefa é a chave que irá determinar o sucesso ou o fracasso.
- Mapeamento de processos: O exercício de identificar os seus processos internamente é bastante trabalhoso. Saiba que não será rápido, mas é necessário.
- Construção é mútua: Ouça os seus colaboradores e dê liberdade para que mostrem o que pode ser melhorado.
- Fuja da promessa de moleza: No dia a dia da sua empresa, você obterá o maior número de informações possíveis e escolher qual será o método correto dependerá das suas necessidades identificadas. Não cometa atos aleatórios, buscando um sistema ou ferramenta que não o atendam.
Descubra suas necessidades e foque nelas
Uma vez mapeado o seus processos, na hora de escolher o que será implementado na sua organização, saiba quais os objetivos buscar com esses avanços tecnológicos.
A proposta é uma mudança estrutural na forma como a sua empresa aplica a tecnologia em todos os seus processos, mas todas as tomadas de decisões existem por um motivo.
Por isso, os critérios para alcançá-las precisam estar claros para você.
Digitalização: Os seus processos devem ser controlados e otimizados, buscando a segurança dos dados da empresa e o fácil acesso dessas informações.
Desmonetização: Se a ferramenta é implantada, alimentada e gerida, ela fornecerá informações que não eram possíveis de enxergar manualmente, por exemplo. Por isso, será natural checar dados para tomadas de decisão da sua empresa, uma vez que eles estão organizados e claros.
Desmaterialização: Inúmeros papéis, caixas ou post-it são exemplos de materiais que desaparecerão após essa modernização. O objetivo é evitar acúmulos dispensáveis e custos desnecessários.
Democratização: A participação de seus colaboradores tenderá a aumentar, porque eles agora terão liberdade para se concentrarem em atividades que demandam esforço, deixando o operacional e rotineiro para a ferramenta.
Agora que você sabe como começar, está na hora de pôr em prática todo esse conhecimento na sua empresa. Será um processo novo e de muito aprendizado, mas a sua conquista com todo esse exercício, consistirá em se manter competitivo e em busca de inovação.
Lembre-se, a caminhada da transformação digital é longa, mas seus ganhos serão imensos.