• Página Inicial
  • Sobre Nós
RINO3
  • Página Inicial
  • Sobre Nós

Transformação digital: pare de ser um peixe tentando escalar uma árvore

Publicado em 7 de maio de 2019
Escrito por Luanna Kimura
  • Marketing Digital
  • Transformação Digital

Você sabe como a transformação digital pode ajuda-lo a alavancar sua empresa? Entenda como empresas de alta performance estão agindo.

Ou a sua empresa evolui o pensamento digital ou deixará de existir. Permanecer competitivo significa nunca permanecer o mesmo.

Não importa a tradição, se o faturamento obtido anualmente é satisfatório ou se a empresa é líder no seu segmento. Se você não pensou até hoje no seu posicionamento em relação aos avanços tecnológicos, eu tenho uma má notícia: Seus dias de sucesso estão contados.

A Blockbuster que o diga. A maior rede de locadoras de filmes e videogames do mundo foi reduzida a apenas uma loja. Motivo? A plataforma de streaming ofereceu uma experiência única e personalizada para seu usuário.

A verdade é crua e dura, se você continuar acomodado, será substituído por algo inovador e mais eficiente.

Passado x futuro: supere as barreiras do tradicional

A forma como comemos, compramos e vivemos mudou. Por que os negócios não seriam afetados? Pare de ficar no passado, acompanhe a mudança e faça parte dela.

Seus clientes não estão esperando para serem digitais. Eles já são. Cerca de 58% das empresas utilizam uma jornada digital pensando neles e estão ultrapassando você.

Ter uma empresa que se preocupa com o seu cliente, focada na experiência e relacionamento com a marca, é a chave do futuro.

Estamos falando sobre tecnologia, mas sempre tenha em mente que o seu consumidor final ainda se trata de pessoas. O modo como ele decide adquirir o produto, está mudando, mas as exigências de bom atendimento, qualidade no serviço e clareza nas informações permaneceram.

Pensando nisso, o Ifood mudou a experiência com delivery. Oferecendo facilidades e agilidade em dois cliques, com vários menus, preços, formas de pagamento, além da comodidade de acompanhar o trajeto do entregador, proporcionando ao usuário administrar o seu tempo até a entrega.

Deve-se ter em mente que, ainda que o seu produto ou serviço não seja tecnológico, como a venda de um serviço streaming ou um app de delivery, seguramente a sua empresa possui uma reputação, por exemplo, que é conhecida, divulgada, debatida e questionada no mundo digital.  

A estratégia – e não a tecnologia – é o foco para implementar a transformação digital

Cerca de 67% da jornada de compra agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.

Você pode estar pensando: “Ok, mas eu não tenho capital para investir em uma nova tecnologia assim!” Bom, você não precisa inventar a roda, mas você pode ser o responsável por aperfeiçoá-la.

As plataformas são o grande diferencial na conversão de clientes. Apostar em um site funcional, por exemplo, focado na experiência do seu usuário pode ser a diferença nas suas vendas.

Os e-commerces de moda estão se popularizando entre os clientes, tomando espaço de grandes lojas de departamento. Por que lojas como essas – com vários recursos – agora estão correndo atrás de pequenos negócios online?

As três estratégias chave para concorrência

Jornadas digitais do cliente: A preocupação em oferecer cordialidade e usabilidade em suas plataformas digitais, tornando a vivência do cliente em algo íntimo, moderno e funcional o conquistou. A interação com conteúdos diversos, com dicas de moda e composição de looks remodelam o interesse do cliente. Se ele passava 1h em lojas físicas de departamento conferindo às peças, através dos sites, ele consome tendências e os produtos.

Agregação de valor: As lojas de departamento embora abriguem várias padronagens e cores, não atendem especificamente vários clientes. Em contrapartida, lojas online se tornaram especialistas nisso, pois ouviram as necessidades particulares de cada público e o incorporaram. Os tamanhos plus size, a cultura geek ou a moda africana são alguns exemplos, de produtos idealizados para atendê-los e fazê-los se sentir representados.  

Disponibilidade para o cliente: A vontade do cliente em comprar não funciona mais em horário comercial de uma loja física. Ele quer um produto que esteja disponível 24h, para se comunicar e tirar dúvidas, de acordo com a sua necessidade. Ou efetuar sua compra, quando achar necessário.

O futuro está diante de você. Se adapte ao novo ou fique para trás. Você pode facilmente ser substituído por uma pequena equipe que prioriza a experiência do cliente e enxerga suas necessidades. Bem-vindo a transformação digital!

Compartilhar

Veja outros conteúdos que você poderá se interessar

Luanna Kimura

A transformação digital está fora da realidade da sua empresa ou é coisa da sua cabeça?

Luanna Kimura

Sua equipe precisa estar com você na transformação digital ou nem se arrisque em começar

Equipe de Marketing

O que são Leads e porque vão dominar o ramo de vendas

Equipe de Marketing

Como funciona a Automação de Marketing

  • Página Inicial
  • Sobre Nós
Acompanhe nossas novidades