A estratégia de Inbound Marketing pode ser aplicada em negócio locais também. Assim, sua empresa consegue atrai mais pessoas e retém mais clientes.
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias para atrair clientes para sua empresa. É uma excelente forma de aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair clientes em potencial, otimizar o processo de vendas e se diferenciar da concorrência.
No post “Afinal, o que é Inbound Marketing?” falamos sobre os principais pontos da estratégia, a diferença ao marketing tradicional, os passos essenciais, os benefícios e como adaptar aos diferentes modelos de negócios.
Mas será mesmo que o Marketing de Atração pode ser usado para negócios locais e pequenas empresas? Vamos falar sobre isso nesse post de hoje.
É possível adaptar o Inbound Marketing para meu negócio?
Quando falamos em Inbound Marketing é comum caracterizar um padrão de negócio para facilitar o entendimento. Entretanto a estratégia pode ser aplicada em qualquer empresa, de qualquer segmento e tamanho.
Quanto mais simples for seu produto, maior é a necessidade de marketing. Em um mercado onde há milhões de opções, o que irá diferenciar você da concorrência é o modo como você atrai e se relaciona com seus clientes.
Passos do Inbound Marketing para Negócios Locais e Pequenas Empresas
Atração: Atrair o público-alvo até o seu negócio.
Na etapa de atração, seu principal objetivo é fazer seu público-alvo ter consciência que o seu negócio existe. O marketing de conteúdo é excelente aqui, mas uma boa página no Google Meu Negócio já irá ajudar seu negócio.
Assim, quando o usuário pesquisar por “academia”, a probabilidade da sua página aparecer é grande. Os links patrocinados também ajudam nesse momento.
Conversão: Garantir que o público-alvo deixe alguma forma de contato.
A etapa da conversão no padrão para explicar Inbound Marketing é quando o público-alvo começa a demonstrar o interesse em comprar. A conversão na verdade é quando alguém realiza a ação que você espera.
Para negócios locais contamos a conversão o momento em que a pessoa foi até seu estabelecimento. Nesse momento, é importante que você faça um cadastro e peça alguma forma de contato para continuar os passos do Inbound Marketing.
Venda: Usar o contato da pessoa para qualificar e vender.
Com o contato da pessoa, nessa etapa você irá continuar oferecendo seus produtos e serviços para ela. O atendimento aqui é um fator essencial para satisfação do seu novo cliente.
Encantamento: Manter relacionamento pós-venda para garantir satisfação, indicações e vendas recorrentes.
Para manter um bom relacionamento com seus clientes, ofereça cartão fidelidade. E através do contato, envie cupons de descontos, promoções, entre outros para fidelizar o cliente. O WhatsApp Business será seu grande aliado nessa etapa.
Ainda com dúvidas?
Em cada empresa é possível adaptar as estratégias de Inbound Marketing para conseguir os melhores resultados. Se você ainda tem dúvidas e quer entender mais, entre em contato com a RINO3!