• Página Inicial
  • Sobre Nós
RINO3
  • Página Inicial
  • Sobre Nós

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Publicado em 26 de dezembro de 2018
Escrito por Equipe de Marketing
  • Inbound Marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing Digital

Inbound Marketing é uma excelente forma de aumentar a visibilidade de seu negócio, atrair clientes, otimizar o processo de vendas e se destacar no mercado.

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias para atrair clientes para sua empresa. Em tradução literal significa Marketing de Atração, e muito diferente do marketing tradicional, dessa vez não é a empresa quem corre atrás do cliente.

O objetivo é utilizar ferramentas para atrair um usuário até seu site, e em seguida começar o processo de relacionamento, com o objetivo de tornar essa pessoa em um cliente.

É uma excelente forma de aumentar a visibilidade de seu negócio, atrair clientes em potencial, otimizar o processo de vendas e se diferenciar da concorrência. Tudo isso com menor custo.

E qual a diferença do Inbound Marketing ao Marketing Tradicional?

Enquanto o Marketing Tradicional, ou Outbound Marketing, interrompe as pessoas para passar uma mensagem, o Inbound Marketing são as pessoas que estão atrás dessa mensagem.

Para exemplificar, vamos imaginar uma marca de shampoo antiqueda.

Outbound Marketing:

Algumas estratégias utilizadas pelo Outbound Marketing seriam propagandas na televisão, na rádio e até mesmo aqueles segundos antes de começar o vídeo que você quer assistir no YouTube.

A desvantagem é que muitas vezes quem está recebendo essa mensagem não necessariamente tem interesse em adquirir um shampoo antiqueda.

Inbound Marketing:

Já as estratégias de Inbound Marketing seriam conteúdos em blog sobre “5 problemas que fazem seu cabelo cair”, abordando causas e tratamentos para as quedas.

O ponto forte é que se a pessoa chegou até esse conteúdo, ela realmente está com problemas de queda capilar. A pessoa foi atraída até o site de sua empresa. Depois desse passo, existem muitos outros para torná-la um cliente.

Passos do Inbound Marketing

Atração: Atrair o público-alvo até o seu site

Conteúdo no blog

Para atrair as pessoas para seu site utilize conteúdos relevantes e otimizados para os mecanismos de busca. Os links patrocinados também são excelentes meio para atrair o usuário.

Através de conteúdos relevantes você é encontrando por pessoas que já demonstram necessidade do seu produto/serviço. Sempre procure responder as principais dúvidas do seu público-alvo.

Conversão: Garantir que o público-alvo deixe alguma forma de contato

Fomulário

Aqui é onde vamos garantir que as pessoas que acessaram seu site se tornem leads, ou clientes em potencial. Você pode deixar formulários e links para downloads, tudo isso em troca de alguma forma de contato.

A forma mais conhecida para converter, é oferecer um material mais aprofundado sobre o conteúdo que a pessoa acessou, em troca de um e-mail. Também é comum ver chatbots e formulários de cadastro nessa etapa.

Venda: Usar o contato da pessoa para qualificar e vender

Depois que temos o contato do nosso lead, se torna muito mais fácil vender nosso produto/serviço para ele. É hora de nutri-lo com conteúdos ainda mais específicos.

Existem ferramentas que possibilitam saber os conteúdos que cada lead acessa com mais frequência em seu site, e através desses dados é possível criar e-mails personalizados. Orientação da equipe de vendas nessa etapa é essencial.

Encantamento: Manter relacionamento pós-venda para garantir satisfação, indicações e vendas recorrentes

Por fim, o que muitas empresas se esquecem é que após uma venda, seu cliente ainda pode querer realizar mais compras. Criar um relacionamento com quem já adquiriu seu produto/serviço é necessário.

E-mails de relacionamentos, conteúdos exclusivos e cupons de desconto são algumas ações para se relacionar com seu cliente. Dessa forma, o seu cliente pode virar seu fã de carteirinha e indicar sua empresa para outras pessoas.

E quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Parece difícil, né? Mas apesar de demandar um grande esforço, as estratégias são simples e carregam muitos benefícios.

  • Menor Custo: Inbound Marketing é 62% mais barato do que o Outbound Marketing, de acordo a RD. Além de tudo, os resultados são lucrativos e mensuráveis.
  • Segmentação: É possível se tornar autoridade no segmento do seu negócio. Através dos conteúdos, as pessoas passam a confiar em você. E isso também irá diferenciar você da concorrência.
  • Promotores da Marca: Com um bom relacionamento com seus clientes, logo eles deixam de ser apenas compradores do seu produto/serviço e se tornam fãs de carteirinha da sua empresa.

Mas será que Inbound Marketing é para minha empresa?

Geralmente quando falamos em Inbound Marketing definimos um padrão de empresa para que se torne mais compreensível para todos. Mas é possível aplicá-lo em empresas de qualquer segmento e tamanho.

As estratégias são aplicadas para vendas de qualquer complexidade. E quanto mais simples for uma venda, maior é a necessidade do marketing, pois é onde estará a diferença do seu produto.

O Inbound Marketing pode ser adaptado até mesmo para negócios locais que não têm intenção de atingir muitas pessoas além da população em volta do estabelecimento. Peça contato dos clientes e compartilhe promoções, brindes e descontos, para que sempre voltem para consumir seu produto/serviço.

Ainda com dúvidas?

Em cada empresa é possível adaptar as estratégias de Inbound Marketing para conseguir os melhores resultados. Se você ainda tem dúvidas e quer entender mais, entre em contato com a RINO3!

Compartilhar

Veja outros conteúdos que você poderá se interessar

Luanna Kimura

A transformação digital está fora da realidade da sua empresa ou é coisa da sua cabeça?

Luanna Kimura

Sua equipe precisa estar com você na transformação digital ou nem se arrisque em começar

Luanna Kimura

Transformação digital: pare de ser um peixe tentando escalar uma árvore

Equipe de Marketing

O que são Leads e porque vão dominar o ramo de vendas

  • Página Inicial
  • Sobre Nós
Acompanhe nossas novidades