Porque sua próxima divulgação na internet pode fracassar? Conheça casos práticos e reais sobre como evitar isso e quais as melhores opções para sua empresa.
É comum ouvir reclamações de empresários que apostaram em redes sociais, blogs, sites ou outras formas de divulgação na internet, mas só perderam tempo e dinheiro.
O vilão desta história muitas vezes é a falta de informação. É comum o empreendedor apenas seguir a “tendência do momento” e por isso acaba escolhendo ferramentas que tem um propósito diferente da necessidade real da empresa para aquele momento. Para não errar na sua próxima divulgação, tenha clareza no objetivo da sua propaganda.
Qual é o meu objetivo?
- Fortalecer a marca: Quero tornar minha empresa conhecida, reforçar a imagem da empresa, destacar seu posicionamento, diferenciais, qualidades, etc. É o famoso: “No dia que o cliente precisar, ela vai lembrar de mim”.
- Vender agora: Quero aumentar minhas vendas rapidamente. As vendas podem estar estagnadas, a meta de venda não está sendo atingida, ou qualquer outro que seja o motivo mas a necessidade é: Aumentar as vendas a curto prazo!
Uma das maiores frustrações em anúncios é quando o objetivo da divulgação não está claro ou a opção escolhida não é a mais indicada para o resultado esperado. É o caso do empresário que quer aumentar suas vendas a curto prazo mas contrata opções de divulgação para fortalecimento da marca por exemplo.
Qual opção escolher?
Precisamos reforçar que cada empresa tem um cenário muito específico: O que faz, como faz, aonde faz, pra quem faz… e por isso é indispensável receber a orientação de um profissional ou empresa especializada em marketing digital para não erar na sua próxima divulgação. Feito este aviso importante, podemos citar algumas experiências e casos de sucesso que podem servir de inspiração e te ajudar a entender qual seria a melhor opção para o seu caso.
Para Aumentar as Vendas
Para aumentar as vendas rapidamente usando a internet, muitos negócios têm conseguido bons resultados divulgando sua empresa nas primeiras posições do Google, através dos anúncios do Google. Essa é uma forma inteligente de divulgar sua empresa porque sua propaganda aparece para as pessoas que já estão procurando por aquilo que você vende. Se a campanha for corretamente configurada, você estará aparecendo para a pessoa certa e no momento certo.
Uma curiosidade que percebemos é que empresas de produtos/serviços “urgentes” (Exemplo: algumas assistências técnicas, lojas de baterias automotivas, guinchos, encanadores, etc) estão conseguindo aumentar suas vendas imediatamente após iniciar seus anúncios no Google. Ao ativar este tipo de divulgação, instantaneamente as ligações e pedidos de orçamento começam a chegar.
Apesar deste resultado impressionante para certos tipos de negócio, anunciar na pesquisa do Google pode ser um bom negócio para aumentar as vendas de praticamente qualquer tipo de empresa. Hoje procuramos por quase tudo no Google, e por isso faz todo sentido destacar sua empresa no momento exato em que o seu novo cliente estiver procurando por aquilo que você faz.
Redes sociais, banners em sites, notícias patrocinadas, vídeos e outras formas de divulgação também podem ser uma boa opção para vendas a curto prazo. Os segmentos de alimentação ou moda por exemplo, podem criar imagens “irresistíveis” para despertar e aumentar o desejo por seus produtos e assim atrair novos clientes através de anúncios no Facebook ou anúncios no Instagram. É possível alcançar ótimos resultados configurando corretamente o público alvo para estes tipos de anúncios (idade, sexo, localização, interesses, etc).
Para Fortalecer a Marca
O fortalecimento da marca é algo muito utilizado por empresas que desejam facilitar suas vendas futuras ou também querem reforçar seu posicionamento na mente do consumidor e principalmente serem lembradas no momento em que o cliente precisar comprar aquilo que ela vende.
Um exemplo bastante simples disso são faculdades, escolas ou cursinhos que fazem divulgações utilizando algumas ferramentas do Google (banners em sites parceiros, anúncios no YouTube, etc) ao longo de todo o ano. Já reparou que estão divulgando a empresa durante um período em que as matrículas nem estão disponíveis?
Mas quando chega a época de abertura das matrículas, o seu público alvo já conhece as qualidades daquela instituição ou ao menos “já ouviu falar” e isso é um ótimo aliado para que a empresa seja considerada como opção e consequentemente tende a facilitar as vendas na época de matrículas.
Usar a internet para fazer divulgações para fortalecer a imagem da empresa é uma escolha que oferece muitas vantagens se comparado aos meios mais tradicionais (panfletos, outdoor, rádio, etc). Geralmente é necessário um investimento muito menor e o resultado tende a ser maior devido as possibilidades de segmentar o público corretamente nos meios digitais. Isso ajuda a evitar desperdícios ao entregar sua propaganda para quem não tem o perfil do seu cliente ou não é um influenciador do processo de compra.
Conclusão
É perfeitamente possível que sua empresa se encaixe em um dos casos ou segmentos citados acima e mesmo assim o ideal para você seja utilizar uma estratégia diferente das que foram apresentadas.
Por isso o profissional em Marketing Digital deve analisar de perto as suas necessidades e sugerir corretamente as opções e a mensagem ideal para alcançar o objetivo da sua empresa através dos meios digitais.
Uma coisa é certa, todo o processo de comunicação entre a sua empresa e o mercado através da internet, será mais eficiente e menos complicado se você procurar a orientação de uma empresa especializada em marketing digital.