Entenda neste artigo qual poderá ser a melhor opção para investimento em publicidade no negócio: Google Adwords ou Facebook Ads.
O marketing digital se tornou um dos grandes aliados do empreendedor, mesmo daqueles que não vendem seus produtos através de lojas virtuais. O custo para promover um produto ou serviço através de meios digitais é hoje muito acessível, se comparado aos meios tradicionais como Outdoor, propaganda em TV e Rádio, além dos famosos panfletos.
Com um pouco de dedicação do empreendedor, é possível iniciar a divulgação do seu negócio sozinho através da criação de perfis em redes sociais, mas é claro, desde que seu público esteja utilizando a plataforma escolhida. Temos um artigo falando somente sobre este tema (Qual é a melhor Rede Social para empresas?) e que poderá te ajudar a atender melhor este tema.
Existem outras formas de promover seu negócio através de meios digitais, e que podem trazer um resultado maior em um curto espaço de tempo, mas que exigem um esforço muito maior do empreendedor, como é o caso do Google Adwords e Facebook Ads.
Google Adwords
O Google Adwords é uma poderosa ferramenta utilizada por empreendedores de todo o mundo para promover seus negócios.
Com certeza em algum momento você precisou de algum produto ou serviço mas não soube onde encontrá-lo, e provavelmente sua primeira ação foi procurar no Google, certo? O resultado desta ação foi uma lista de sites (resultado de pesquisa) de empresas que possivelmente oferecem este item que você estava à procura. Os primeiros resultados desta lista, e que também são os mais clicados, são chamados de links patrocinados.
Os links patrocinados são criados através do Google Adwords. Nesta ferramenta você poderá criar estes links que irão redirecionar o usuário para o seu site.
Google Adwords: Como funciona?
Para aparecer apenas para seus clientes você deverá configurar corretamente a ferramenta. Esta ferramenta permite diversas configurações como:
- Definir a região (cidade, estado e país) onde o anúncio irá aparecer;
- Definir um valor máximo e um valor mínimo para investir;
- Definir as palavras-chave (nome, marca e modelo dos seus produtos ou serviços) que irá ser utilizada no anúncio;
- E várias outras configurações.
Vamos dizer que seu negócio é no ramo de peças automotivas, e você vende apenas na sua cidade. A partir dessas informações é possível criar um anúncio para ser veiculado apenas quando alguém da sua cidade buscar no Google por uma das palavras-chave (peça para carro, peça para moto, peça x, marca y,…) que você configurou. Cada vez que alguém clicar em seu anúncio, você irá pagar um valor definido por uma série de fatores.
Um dos principais fatores que irão definir o quanto você irá pagar a cada clique no seu anúncio, será a concorrência. Quanto mais pessoas estiverem anunciando com as mesmas palavras-chave, maior será o valor pago por clique, mas é possível você configurar um valor mínimo e um valor máximo à ser pago por cada clique. Além disso é necessário saber que o Google trabalha com uma espécie de Leilão em sua ferramenta, onde quem estiver disposto à pagar um valor maior pelo clique, estará quase sempre na primeiras posições dos links patrocinados.
Não será apenas o valor pago por clique que irá dizer qual anúncio irá aparecer, além disso o Google analisa diversos outros fatores, como o índice de qualidade da página onde o usuário será direcionado ao clicar no link. O Google consegue saber se o conteúdo do anúncio condiz com o conteúdo da página, e se a página tem um bom conteúdo ou não.
Então antes de investir na divulgação do seu negócio através do Google Adwords, é muito importante ter um bom site. Nós também criamos um texto sobre como sua empresa poderá ter mais sucesso na web, com dicas que podem melhorar o conteúdo do seu site.
Google Adwords: Investimento
Anunciar no Google é muito barato!
Muitos empresários deixam de anunciar no Google por acharem que deve ser muito caro, e que é uma ferramenta utilizada apenas por grandes empresas, e esse é um grande engano. Muitos pequenos empresários já utilizam o Google Adwords para promover seus negócios, já que existe a possibilidade de investir um valor mais baixo do que a produção de panfletos por exemplo, e ter um retorno muito maior.
Após as primeiras campanhas no Google Adwords, é muito importante colocar na ponta do lápis o quanto foi investido e o quanto teve de retorno. Isso é fundamental para entender que o investimento feito neste tipo de publicidade sairá muito mais barato do que você imagina.
Google Adwords: Vantagens
Você talvez já utilizou alguma das diversas ferramentas do marketing tradicional como Outdoor, Busdoor, Panfleto, Propaganda na TV, Propaganda no rádio, entre outras. Você sabe dizer com exatidão, quantas pessoas viram seu anúncio após o uso dessas técnicas citadas? Ou dizer quantas pessoas te pediram um orçamento ou compraram seu produto após estarem em contato com seu anúncio? Tenho certeza que a resposta para as duas perguntas foi “Não”.
Utilizando o Google Adwords para promover seu negócio, com certeza você pode ter resposta para essas e várias outras perguntas, pois é uma ferramenta capaz de entregar diversos relatórios em tempo real, sobre os mais variados aspectos, como por exemplo o número de pessoas que viram o seu anúncio, quantas dessas clicaram nele, quantos estavam utilizando um celular e muitas outras informações.
Um grande problema das ferramentas do marketing tradicional é a sua baixa capacidade de assertividade na entrega dos anúncios. Muitas vezes seus anúncios são entregues para quem não tem interesse neles, assim gerando um grande desperdício de recurso da empresa.
Uma das grandes vantagens do Google Adwords é justamente o inverso do parágrafo anterior, o seu negócio irá aparecer apenas para quem tem interesse nele, pois sua empresa irá ser exibida apenas nos momentos que alguém estiver procurando por alguma das palavras-chave configuradas em sua campanha. Assim o índice de assertividade e geração de negócios é muito grande.
Através do Google Adwords também é possível fazer com que seu negócio também apareça não só nos resultados de pesquisa, mas também é possível exibir banners em diversos sites em todo o mundo. O Google conta com uma “Rede de Display”, que são espaços publicitários inseridos em milhares de sites parceiros, que possibilitam você exibir o seu anúncio de duas formas: para quem em algum momento entrou em seu site (remarketing), ou para quem tem interesse no seu negócio (o Google tem essa informação através de diversas análises).
Então agora você já sabe que através do Google Adwords é possível exibir sua empresa de duas maneiras, quanto alguém está procurando por algo que você vende no Google, ou através de Banners da rede de display, o que pode ser uma ótima ideia para fazer com que sua empresa fique mais conhecida e fortaleça sua marca. Mas é possível ser mais específico ainda em suas campanhas, exibindo anúncios para determinados perfis de pessoas, utilizando características de usuários como sexo, idade, profissão, interesse, renda, estado civil e várias outras características. Para isso é necessário utilizar outra ferramenta, que é o caso do Facebook Ads.
Facebook Ads
O Facebook além de ser uma grande rede social, e um dos principais canais de compartilhamento de conteúdo do mundo, tem se tornado uma das maiores ferramentas de captação de clientes. Hoje são cerca de 92 milhões de brasileiros acessando o Facebook mensalmente, o que corresponde a 45% da população.
Sabendo que boa parte dos brasileiros estão conectados nesta plataforma, é importante pensar na possibilidade de investir parte da sua verba de publicidade no Facebook.
Facebook Ads: Como funciona
Desenvolver campanhas no Facebook Ads exige muita atenção, pois existem diversos tipos de campanha e muitas configurações para cada uma delas. É possível por exemplo exibir anúncios para pessoas que estiveram ou estão próximo da sua empresa, ou mostrar seu anúncio apenas para pessoas que entraram em determinada página no seu site (remarketing), ou ainda ser mais específico ainda, exibindo anúncios para uma lista de números de telefones e e-mails, desde que estes estejam vinculados à uma conta de usuário do Facebook.
Além de criar campanha através do Facebook Ads, existe a possibilidade de impulsionar suas postagens, para que não somente seus seguidores vejam sua publicação, mas também diversas outras pessoas que possam gostar do seu conteúdo.
Facebook Ads: Investimento
Assim como no Google Adwords, também é possível investir baixos valores e já começar a ver resultado. Nesta ferramenta você define quanto quer investir diariamente, ou pode também dizer quanto pretende investir em toda a campanha e por quanto tempo, e o próprio Facebook automaticamente mostra seus anúncios para o público configurado.
Facebook Ads: Vantagens
Ao contrário do Google Adwords onde você exibe seus anúncios apenas para quem está buscando por seu negócio ou tem interesse nele, no Facebook Ads você divulga seu negócio com base no público desejado. É possível criar um público com base nas informações que o Facebook dispõe, como algumas já descritas anteriormente, além de muitas outras como pessoas que curtiram sua página, ou até mesmo amigos de pessoas que curtiram sua página.
Imagina uma empresa que trabalha com artigos de luxo para noivas. É possível criar anúncios que irão aparecer apenas para mulheres, noivas e que tenham uma renda superior a um determinado valor.
Outra grande vantagem do Facebook Ads é a possibilidade de criar campanhas para serem exibidas no Instagram. Todas as configurações feitas para campanhas no Facebook, também podem ser utilizadas para a outra rede social que pertence ao Facebook.
Qual ferramenta utilizar: Facebook Ads ou Google Adwords?
Desenvolver uma estratégia para utilizar as duas ferramentas seria muito bom, mas nós sabemos que muitos empreendedores dispõem de uma verba muita baixa para investir em publicidade, sendo assim seria melhor escolher uma das duas em um primeiro momento, mas qual escolher? Isso dependerá da sua necessidade ou do tipo do seu negócio.
Se você deseja fortalecer sua marca (Branding), pode usar tanto o Facebook Ads como a rede de display do Google Adwords (através de banners em sites parceiros por exemplo). Mas se você precisa de retorno rápido (resposta direta), a melhor opção é a rede de pesquisa do Google Adwords. Além desses pontos levantados, é importante entender o comportamento do seu cliente antes de criar qualquer tipo de estratégia.
Esperamos ter ajudado a entender um pouco melhor o funcionamento dessas ferramentas. Mas qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco através de nosso site, nós teremos um grande prazer em te atender.