Saiba como criar as imagens ideais para as redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin nos tamanhos corretos e com qualidade.
Muitas vezes quando produzimos imagens para nosso perfil pessoal ou profissional, as imagens aparentemente ficam um pouco diferentes da imagem original.
Essa diferença ocorre por conta do redimensionamento automático que ocorre quando é feito o upload para a rede social. Esse redimensionamento é necessário para que a imagem possa se encaixar perfeitamente dentro da estrutura do site.
Para cada rede social existe um formato diferente, podendo variar o tipo (JPG, PNG, GIF…) e as medidas (em pixel, também chamado de PX).
As medidas que listaremos aqui a qualquer momento podem mudar, já que as plataformas sociais sempre estão modificando suas interfaces (layout). Por isso sempre que possível estaremos atualizando essa página.
Imagens para o Facebook
Para produzir boas imagens para o Facebook assim como qualquer outra rede social devemos seguir alguns padrões, como tamanho e formato já ditos anteriormente. Tente sempre respeitar esses padrões, caso queira ter imagens sem falhas e de alta qualidade.
Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, sempre salve as imagens no Formato PNG. Além disso tente deixá-las com no máximo 100 KB. Para diminuir o
Um detalhe que vale a pena ficar atento durante a produção de imagens para o Facebook, é quanto ao volume de texto escrito na imagem. Caso a imagem tenha mais que 20% de texto escrito, ela não poderá ser utilizada em campanhas, pois o número de pessoas alcançadas será reduzido automaticamente.
Para saber se a imagem tem mais do que 20% acesse a página da ferramenta Text Overlay Tool. Ao fazer o upload da imagem a ferramenta fará uma avaliação, caso ela esteja dentro do aceitável aparecerá a mensagem “Texto da imagem: OK”.
- Imagem do perfil
- Recomendado: 170 x 170 pixels;
- Imagem da capa
- Recomendado: 820 x 312 pixels.
Medida especial da imagem da capa: Provavelmente você já percebeu que em dispositivos móveis a imagem da capa não costuma ficar muito boa, por conta da queda na qualidade, além do que as imagens perdem parte das laterais. Isso ocorre porque o Facebook utiliza um formato diferente de imagens para telas menores. Então para ter uma imagem perfeita em ambos os tamanhos, terá que produzir uma imagem com a seguinte dimensão: 820 x 461 pixels. Dessa forma a imagem terá sobras em telas maiores, então posicione corretamente durante o processo de troca da imagem da capa.
- Imagem na linha do tempo
- Recomendado: 1200 x 630 pixels.
- Imagem do link na linha do tempo (Og Image)
- Recomendado: 1200 x 630.
- Imagem do Carrossel
- Recomendado: 1080 x 1080 pixels dentro da proporção 1:1 (a imagem deve ser quadrada).
Imagens para o Twitter
Popularmente conhecido por ser a rede social dos 140 caracteres, no Twitter também é possível postar imagens. Além disso podemos inserir imagens de capa no perfil.
Assim como no Facebook, para ter imagens de qualidade utilize o formato PNG.
- Imagem do perfil
- Recomendado: 400 x 400 pixels.
- Imagem da capa
- Recomendado: 1500 x 500 pixels.
- Imagem na linha do tempo
- Recomendado: 1024 x 512 pixels.
Imagens para o LinkedIn
No LinkedIn, a rede social destinada a profissionais, as dimensões das imagens podem ter variações de acordo com o tipo de perfil: Empresarial ou Pessoal.
Aqui também deverá ser utilizado imagens no formato PNG para ter imagens de boa qualidade.
- Imagem do perfil (Perfil pessoal e empresarial)
- Recomendado: 200 x 200 pixels.
- Imagem da capa (Perfil pessoal)
- Recomendado: 1584 x 396 pixels.
- Imagem da capa (Perfil empresarial)
- Recomendado: 1536 x 768 pixels.
Imagens para o Google +
O Google Plus nunca foi uma rede social com muito destaque, por mais que tenha uma ótima plataforma social. Por estar vinculada à outros serviços do Google como Google meu negócio, pode ser uma boa aposta para divulgação do seu negócio.
- Imagem do perfil
- Recomendado: 60 x 60 pixels.
- Imagem da capa
- Recomendado: 930 x 523 pixels.
Imagens para o Youtube
O Youtube é uma rede social especificamente voltada para o compartilhamento de vídeo, por isso vem se tornando uma ótima ferramenta para divulgação de marcas e produtos.
- Imagem do perfil
- Recomendado: 100 x 100 pixels.
- Imagem da capa do canal
- Recomendado: 2560 x 1440 pixels.
Imagens para o Instagram
O Instagram é uma rede social com o foco quase que total no mobile. É uma ótima plataforma social para divulgação de marcas e produtos que utilizem como estratégia de venda o apelo visual, já que é uma rede social voltada para compartilhamento apenas de fotos e vídeos.
Hoje é permitido a postagem de imagens retangulares além do tradicional modelo quadrado, além disso já é permitido a criação de álbuns, ou seja, a postagem de diversas imagens de uma só vez.
O anúncio nesta plataforma é feito através da ferramenta de anúncio do Facebook.
- Imagem do perfil
- Recomendado: 100 x 100 pixels.
- Imagem do post
- Recomendado: 1080 x 1080 pixels.
Ferramentas para criação das imagens
Existem diversas ferramentas para criação de imagens, sendo a mais famosa o Adobe Photoshop. O grande problema é que além de ser um software pago, é uma ferramenta com muitas funções, o que pode complicar a vida de quem apenas quer criar simples composições. A salvação para quem quer ter pouco trabalho e criar boas composições é a ferramenta Canva.
A ferramenta Canva
O Canva é um editor gráfico online e gratuito. Para utilizar o aplicativo basta fazer um cadastro utilizando uma conta de e-mail ou Facebook. O programa já conta com uma série de modelos banners e imagens de domínio público.
A ferramenta TinyPng
O TinyPng é uma ferramenta de compressão de imagens, onde você irá fazer o upload de imagens e automaticamente ela irá comprimir sem que haja qualquer tipo de perda de qualidade. É uma ótima opção para comprimir as imagens antes de colocar no Facebook.
Gostou do Guia?
Esperamos que com esse guia você possa agora criar belas imagens para as suas redes sociais.
Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato conosco pelo nosso site, ou envie uma mensagem através de nossas redes sociais.