Ficar em primeiro lugar no Google pode parecer uma tarefa complexa, mas neste artigo mostramos de forma simples como atingir este objetivo.
Diariamente observamos empreendedores de diversos segmentos buscando por soluções que possam ajudá-los a conquistar o primeiro lugar no Google, ou seja, a primeira posição no resultado de busca.
Mas qual a importância de conquistar o primeiro lugar no Google?
Quanto mais ao topo seu site estiver no resultado de busca, maiores serão as suas chances de um possível cliente te encontrar.
Para muitos pode parecer uma tarefa muito difícil, e se você se encaixa neste grupo fique tranquilo, é possível conquistar a primeira posição através de estratégias simples e inteligentes ou que exijam um baixo investimento.
Mas antes de explicar como isso é possível, precisamos primeiramente explicar a estrutura do resultado de busca do Google.
A estrutura do resultado de busca do Google
Como podemos ver na imagem, o resultado de busca é divido em 3 partes:
- Na primeira parte ele traz os links patrocinados do Google. Os links patrocinados são anúncios criados a partir da ferramenta Google Adwords.
- Na segunda parte o Google irá mostrar locais cadastrados no Google meu negócio. Para aparecer nessa lista o local deve estar próximo ao usuário que está fazendo a busca.
- Na terceira parte nós temos o resultado orgânico. São os resultados que podem ser mais relevantes para uma determinada busca.
Nem sempre o Google irá trazer um resultado de busca composto por esses 3 itens. Muitas vezes os dois primeiros podem não serem exibidos. Tudo irá depender do termo buscado pelo usuário.
Se um usuário fizer uma busca no Google por “ficha de fliperama em Manaus”, e ele estiver em Porto Alegre, possivelmente não irá aparecer os resultados do Google meu negócio. E caso ninguém esteja fazendo um anúncio utilizando esses termos, provavelmente o resultado de busca do Google irá exibir apenas os resultados orgânicos.
Agora que você já sabe como é montado a estrutura do resultado de busca, vamos partir para o que interessa, que é como ficar em primeiro lugar no Google.
Como ficar em primeiro lugar no Google: Resultado orgânico
Vimos a pouco que nem sempre o resultado de busca irá exibir as 3 partes, mas que uma coisa é certa: o resultado orgânico sempre irá aparecer.
Sabendo disso, nosso primeiro objetivo é buscar o primeiro lugar no resultado de busca orgânico.
Para atingir este objetivo, primeiramente é necessário ter um site com tecnologia atual e adaptado para dispositivos móveis (site responsivo).
Em seguida é preciso que você desenvolva conteúdos relevantes para seus clientes. Para saber qual tipo de conteúdo pode ser relevante para ele, é necessário saber como seus clientes buscam por seus produtos ou serviços, ou que assuntos podem ser relevantes para eles.
Este tipo de estratégia também é conhecida como Marketing de Conteúdo.
Para entender melhor como isso pode funcionar, vamos usar o exemplo de uma grande construtora, a Tecnisa.
Os possíveis clientes da Tecnisa são pessoas que estão procurando por apartamento ou sala comercial em prédios.
Em seu site eles tem um blog onde compartilham conteúdo que possa ser interessante para esses possíveis clientes.
Veja que a Tecnisa está criando conteúdos que vão exatamente de encontro com assuntos que são do interesse daquele perfil de cliente, como:
- Veja como funciona o sistema de amortização do empréstimo imobiliário;
- Conheça os principais fatores que influenciam o preço do imóvel;
- Decor Nórdica;
- Horta vertical;
- Regras para criação de animais de estimação em condomínios.
Possivelmente quem está procurando um lugar para morar ou escritório, irá se interessar por esses assuntos, ou irá fazer buscas por termos semelhantes.
Essa estratégia pode levar alguns meses para começar a trazer resultado, por isso se você ainda não adotou este tipo de estratégia comece agora!
Como ficar em primeiro lugar no Google: Google meu negócio
Para ficar em primeiro lugar dentro daquela “caixa” de resultados que aparece junto ao mapa, é necessário que sua empresa seja cadastrada no Google meu negócio.
Já fizemos um artigo explicando como isso pode ser feito:
Depois que estiver tudo pronto, sua empresa aparecerá nesta lista todas as vezes que buscarem por um serviço ou produto que você ofereça. Quanto mais próxima do usuário melhor será a colocação.
Cadastre todos os endereços comerciais de sua empresa, caso ela tenha mais de um, assim o Google irá mostrar aquele que estiver o mais próximo possível do usuário.
Como ficar em primeiro lugar nos Google: Links patrocinados
Como foi falado anteriormente, talvez leve um certo tempo para seu site aparecer nas primeiras posições do resultado orgânico, e se você tiver a necessidade de se posicionar entre os primeiros resultados o mais rápido possível, então será necessário criar anúncios no Google, também conhecidos como links patrocinados.
Essa será a forma mais rápida de estar entre os primeiros!
Para ficar em primeiro no lugar entre os links patrocinados, primeiramente é necessário ter anúncios no Google e fazer um investimento inicial em créditos.
Mas só criar o anúncio irá garantir que eu fique em primeiro ou que meu anúncio apareça?
Não, é necessário configurar corretamente, do contrário você jogará dinheiro no lixo.
Se você já está anunciando no Google e não sabe porque seu anúncio não aparece entre os primeiros, procure ajude de uma empresa certificada e especialista em Google Adwords, ou se preferir leia um artigo que escrevemos sobre como anunciar no Google pagando menos.
Conclusão
Acreditamos que se forem aplicadas todas as estratégias apresentadas neste artigo, sua empresa provavelmente irá estar entre os primeiros ou será o primeiro no Google!
Caso seu tempo seja curto ou você já colocou todas essas estratégias em prática e mesmo assim ainda não conseguiu um resultado satisfatório, entre em contato conosco. Contamos com profissionais especialistas e certificados pelo Google que ajudarão você a ter os melhores resultados possíveis!