10 Dicas para sua empresa bombar na internet

Separamos algumas dicas que poderão te ajudar a entender algumas das ações práticas para que sua empresa seja um sucesso na internet.

Você ouviu falar que criar um site não dá resultado ou já fez um site e mesmo investindo em publicidade não teve retorno? Confira no vídeo o motivo mais comum disso acontecer e como evitar! Fique atento e faça sua empresa bombar na internet.

Como foi mencionado no vídeo, para ter sucesso na internet você precisa ter estratégias para atrair clientes e ao mesmo tempo precisa ter um local (um site ou uma página) que influencie na decisão de compra desses visitantes. Separamos apenas 5 dicas para cada uma destas questões, mas que certamente já podem te ajudar a entender algumas das ações práticas para que sua empresa seja um sucesso na internet.

Como ter um site eficiente

Use imagens de boa qualidade

Na internet você não vende produtos ou serviços, o que você vende são imagens! Imagens de baixa qualidade, fotos esticadas ou pobre em detalhes vão comprometer muito o seu resultado. Para ter uma ideia do quanto uma boa imagem pode influenciar seus resultados, o site Airnbnb (um dos principais sites de hospedagens no mundo) aumentou entre 2 a 3 vezes o número de reservas depois que contratou fotógrafos profissionais.

Faça textos relevantes

A navegação ocular acontece sempre da esquerda para a direita e muitas pessoas não leem os textos por completo, mas somente escaneiam. Por isso pense muito bem antes de escrever textos que tratem exclusivamente da empresa, ou textos que não se relacionam diretamente com as formas que você pode ajudar o cliente. Em vez de focar em assuntos institucionais, como os famosos parágrafos de “Missão, Visão e Valores”, procure transmitir com clareza e de forma interessante e rápida qual problema você resolve, porque o cliente deve escolher você e porque ele precisa tanto do seu produto ou serviço. Lembre-se, o site pode ser seu mas ele não é pra você, ele é para seu cliente, por isso use a linguagem do cliente e o conteúdo que ele gostaria de ver.

Seja compatível com dispositivos móveis

Desde 2015 o Google passou a considerar compatibilidade com dispositivos móveis como um fator de posicionamento nos resultados de busca. Atualmente os acesso à internet por smartfones já superaram os acessos por computadores, então ter um site responsivo (compatível com dispositivos móveis) não só vai ajudar você no Google, mas vai ajudar a promover uma experiência ideal a este público (que já é maioria na internet).

Priorize a usabilidade e experiência do usuário

Um site com navegação confusa, lento, ou com excesso de itens chamativos vão exigir muito esforço e boa vontade do visitante para localizar aquilo que ele realmente procura. Tenha sempre em mente que se o visitante sentir alguma dificuldade, ou demorar para encontrar o que ele procura, é só uma questão de segundos para que ele abandone seu site e visite seu concorrente. Quem der a devida atenção a arquitetura da informação e usabilidade durante a criação de um site, certamente vai colher ótimos resultados.

Use chamadas para ação (A famosa “call to action”)

Seu site é apenas para informar o que sua empresa faz ou você quer que os visitantes decidam comprar de você? Neste caso, é um grande erro apenas informar o que você faz sem direcionar o visitante para uma ação. Ao apresentar seu produto ou serviço deixe claro qual é o próximo passo! Se quer que ele entre em contato, então ofereça um formulário rápido ali mesmo, ou deixe em destaque suas formas de contato com um grande incentivo para que ele faça esta ação, sem distrações e direto ao ponto!

Como para atrair clientes na internet

Anúncios no Google

Seus clientes atuais provavelmente buscam pelo nome se sua empresa, mas seus futuros clientes buscam pelo seu ramo de atividade. Anunciar no Google Adwords é uma forma de destacar sua empresa no momento exato em que o cliente está procurando tanto por sua empresa como seu ramo de atuação. Também é possível aparecer para um publico com características específicas através de banners em sites de parceiros do Google entre outras possibilidades.

Marketing de Conteúdo

Através da criação de conteúdo relevante e de qualidade em seu site (artigos, dicas, novidades, notícias, etc) é possível construir um forte engajamento com seu público-alvo e consequentemente aumentar sua rede de clientes. A criação de conteúdo não pode ser em hipótese alguma uma cópia de outros sites ou conteúdo de pouca relevância. É necessário produzir algo realmente útil, algo de valor para as pessoas. Assim você poderá ser encontrado de forma natural por pessoas que ainda não te conhecem e ser reconhecido como referência e autoridade no assunto, e consequentemente isso vai gerar mais vendas.

SEO

Search Engine Optimization, ou Otimização para Ferramentas de Pesquisas são um grande conjunto de técnicas e estratégias que precisam ser aplicadas dentro e fora de seu site com o objetivo de ganhar um bom posicionamento nos mecanismos de busca (Google por exemplo). Partindo do princípio que seu site possui um excelente conteúdo, é muito importante ficar atento quanto a qualidade técnica do site, assegurando que estão sendo seguidas as recomendações e diretrizes do Google por exemplo. Os resultados não são a curto prazo mas estar nos primeiros lugares nos resultados do Google sem dúvidas é uma das conquistas mais poderosas para atrair visitantes qualificados para seu site.

Redes Sociais

Dependendo do seu ramo de atividade, determinadas redes sociais serão mais indicadas do que outras. O grande segredo é não esquecer o objetivo de cada rede social para não se tornar indesejado por utilizar sobrecarga de propagandas ou muito apelo a vendas e divulgação do seu negócio por exemplo. As redes sociais além de aumentar os acessos ao seu site podem te ajudar a entender melhor a opinião do cliente ao analisar os comentários positivos e negativos. Para conseguir um alcance mais expressivo ou a curto prazo, provavelmente será necessário algum investimento em publicidade dentro da própria rede social, porém é possível atingir um grande número de usuários com investimentos muito pequenos.

Email Marketing

É uma estratégia relativamente antiga se comparado às novas possibilidades de Marketing Digital porém ainda é uma maneira poderosa de manter um contanto constante com seus clientes e apresenta ótimos resultados se for usado da maneira correta. É fundamental não confundir email marketing com spam (mensagens indesejadas), e para isso você precisa sempre utilizar sua própria base de e-mails (nunca compre listas de e-mails) e respeite o consentimento do cliente em receber ou não seus e-mails.

Conclusão

Estas dicas são apenas alguns exemplos rápidos para te ajudar a compreender melhor o conceito de como é possível criar um site que traga retorno para seu negócio e não seja apenas só mais uma despesa para sua empresa. Obviamente que para cada tipo de negócio será necessário uma combinação de estratégias diferentes que vão muito além destes poucos exemplos citados. Porém uma dica que serve para todas as atividades que envolvem este tipo de trabalho é sem dúvidas fazer tudo com o foco no cliente, sempre analisando seu comportamento e priorizando sua experiência e satisfação.

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