Conseguir se destacar nas pesquisas do Google pode ser a resposta que a sua empresa precisa para crescer. Para alcançar as primeiras posições no Google, é possível escolher entre técnicas pagas ou gratuitas, e é claro, você também pode combinar as duas opções para obter melhores resultados.
Opção Gratuita: SEO (Otimização para os mecanismos de busca)
O grátis sempre nos chama atenção não é verdade? Porém estar nas primeiras posições do Google “sem pagar” não significa que será literalmente de graça. É óbvio que você não pagará nada diretamente ao Google por aquele espaço de divulgação privilegiado, mas certamente terá que investir em profissionais para realizar um trabalho longo e contínuo de otimizações em seu site.
A boa notícia é que todo este trabalho de otimizações vai agradar seus visitantes, influenciando positivamente e diretamente em seu posicionamento nas buscas com o passar do tempo. Por isso seu site precisa oferecer uma excelente experiência aos visitantes (rápido, fácil de usar, visualmente agradável, etc) e principalmente apresentar um conteúdo relevante e de altíssima qualidade para seu público.
Para escolher a melhor forma de entregar estes conteúdos, é importante conhecer o perfil de seus clientes. Dessa forma, você saberá se é melhor escolher entre vídeos, artigos, áudios, infográficos ou imagens, por exemplo.
Opção paga: SEM (Marketing para os mecanismos de busca)
Sem dúvidas a forma mais rápida de alcançar as primeiras posições no Google é através de anúncios pagos. É importante lembrar que o valor não deve ser visto como um gasto e sim como um investimento. Um anúncio bem produzido trará resultados e certamente compensará o valor investido para converter vendas.
Os anúncios feitos no Google (Google Adwords) permitem que a sua empresa alcance um grande número de potenciais clientes por um custo realmente muito baixo. Uma campanha feita sem o acompanhamento de um especialista pode atingir milhares de pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço, por isso é fundamental o acompanhamento profissional para que ocorra uma seleção de forma inteligente e lucrativa, criando campanhas que alcancem o público certo e tragam resultados. Inclusive essa possibilidade de alcançar as pessoas certas no momento certo é o que torna o marketing digital muitas vezes mais barato e mais eficiente em relação a publicidade tradicional (televisão, rádio, panfletos, etc).
Opção Extra
Outra opção de crescimento que vale a pena ficar atento são as redes sociais. Ao criar perfis profissionais, é possível investir em postagens patrocinadas. Esta opção também permite selecionar o público alvo da empresa e garantir que todo o valor investido será com foco em pessoas que se interessam pelo produto ou serviço oferecido. Confira nosso guia de redes sociais para saber mais.