Estratégias de Marketing Digital que não funcionam!

Se você está a frente de uma pequena ou média empresa, esse texto vai te ajudar a nunca mais ser enganado com as soluções "mágicas" de marketing digital.

Você já ouviu que Marketing digital não é receita de bolo, e cada cenário precisa de uma estratégia na medida certa. Mas na prática muitas agências estão empurrando qualquer plano de marketing que a empresa tenha condições de pagar.

Uma Agência “X”, que trabalha apenas com conteúdo, pode jurar pra você que é apenas com o marketing de conteúdo que sua empresa poderá decolar nas vendas. É só criar um monte de texto no seu blog (mas não qualquer texto, tem que ser textos incríveis e relevantes) e com isso as pessoas vão começar a gostar da sua empresa. Pronto! É só aguardar que em 1 ano você já sente os primeiros resultados.

Fala sério! Se sua empresa é pequena, tem um orçamento limitado pra publicidade, precisa de resultado imediato, como isso vai funcionar? A questão aqui não é se marketing de conteúdo funciona ou não (já vimos funcionar pra grandes empresas). O problema é que nestas condições, isso não vai funciona pra você!

O complicado é que existem tantas opções no marketing digital, que é difícil para o empreendedor saber qual dá resultado e qual é uma furada. O pior é que não é possível fazer uma lista do que fazer ou não fazer, já que para certas empresas uma opção funciona e para outra não, mas uma forma mais simples e direta para ajudar a identificar isso é:

Se coloque no lugar do seu cliente!

Você gosta de receber spam no seu email? Isso não é apenas chato, é crime! Mas até pouco tempo algumas agências juravam que o envio de emails indesejados para suas “listas de emails comprados” era uma solução de marketing digital. O mesmo vale para as soluções não digitais (ligações indesejadas, caixa de correspondência cheia de propagandas, etc). Enfim, se é algo que não funciona para você, não caia na tentação de empurrar isso para seus clientes.

É um critério bastante simples, mas aplique ele antes de embarcar na próxima “novidade” de marketing. E é claro, não se deixe enganar por casos de sucesso de outras empresas que tem uma realidade muito diferente da sua.

Certo! Acho que estou entendendo o que não é bom para o meu negócio. Mas já que sou uma empresa pequena e preciso de algo com retorno rápido e que não seja muito caro, o que seria bom para mim?

Estratégias de Marketing Digital que funcionam

Não tem como dar um diagnóstico sem conhecer o seu negócio, mas se você concorda que é muito melhor divulgar sua empresa para quem já tem a intenção de comprar aquilo que você vende (Em vez de desperdiçar dinheiro insistindo em aparecer para quem não está a fim de comprar), então a sugestão a seguir pode ser uma boa solução de marketing digital para sua empresa.

Hoje cerca de 90% das pessoas procuram na internet antes de comprar alguma coisa, então porque não mostrar sua empresa para estas pessoas no momento exato em que elas estão procurando por aquilo que você vende? Aparecer nas primeiras posições no Google é até hoje uma das formas mais baratas para conseguir clientes rapidamente. Muitos empreendedores não percebem, mas com este tipo de anúncio você está literalmente comprando resultado, porque você só paga se a pessoa clicar no seu anúncio (em muitos casos são centavos), e só clica quem está interessado por aquilo que você está oferecendo.

Agora mesmo você pode anunciar no Google de duas formas:

  • Anuncie no Google sozinho: Você consegue anunciar por conta própria utilizando uma versão mais fácil e simples chamada Google Adwords Express, mas para ter acesso a todos os recursos e conseguir um resultado melhor é recomendado a versão “normal” do Google Adwords. Antes de usar esta versão é importante estudar bem a ferramenta e até fazer as provas de certificação para não correr o risco de perder dinheiro por alguma configuração equivocada (Não é tão simples quanto impulsionar um post no Facebook por exemplo).
  • Anuncie no Google com um profissional: Escolha um profissional que seja no mínimo certificado em Google Adwords para resolver isso para você. Com um acompanhamento profissional você garante mais resultados com menos investimento, além de ficar despreocupado com valores, acompanhamentos e ajustes constantes em busca do melhor aproveitamento possível.

Dica final para sua empresa

Se sua empresa é média ou pequena, fique muito atento com as soluções de marketing digital. Muitas opções “da moda” serão uma furada para o seu negócio, mas se destacar para quem já está procurando pelo que você vende, pode ser uma ótima opção. Anunciar no Google seguramente pode te trazer novos clientes de forma rápida e com baixo custo. Experimente!

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